quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O que esperar da tecnologia 3G

A tecnologia 3G de celulares está chegando no Brasil, mas ela não vai só mudar a vida de quem tem celular, quem tem um computador ou notebook também vai poder utilizar as vantagens dessa tecnologia.

O nome da tecnologia de rede mais utilizada é WCDMA com acesso HSPA, também tem o Wimax, mas não vou falar dele nesse post. A tecnologia já é usada em vários países da Europa, EUA, Austrália e Japão. E em falar no Japão lá mais de 80% dos celulares já usam a tecnologia 3G.

A tecnologia 3G além de oferecer as chamadas telefónicas, também oferece internet em alta velocidade, chegando até a 7,2Mbps. No Brasil a Vivo já serviços 3G há um tempo como o Vivo Zap e o Vivo Play 3G, mas não explora todo o potencial da tecnologia. A Claro começou no final de Novembro sua rede 3G, utilizando a freqüencia que usava na tecnologia TDMA. E a Claro oferece todos os serviços que o 3G pode oferecer, como Video chamada, Internet banda larga de até 1MB(só não sei se a velocidade chega a isso) e conteúdos para download. Vou explicar melhor o serviços 3G:

Video-chamada: Com celulares que tem esse recurso(Os que tem câmera na frente, mas não necessáriamente todos) você pode conversar vendo a outra pessoa que tenha um celular com esse recurso.

Internet banda larga: Com modens 3G você pode acessar a internet no seu computador(Desktop ou Notebook) em alta velocidade. A tecnologia permite velocidades de até 7,2Mbps, mas nenhuma operadora disponibiliza essa velocidade, o máximo é 1 Mbps.

Serviços multimídia: Você vai poder baixar vídeos, músicas e outros serviços multimidia em alta velocidade.

Um outro serviço que NÃO é da tecnologia 3G, mas deve estar presentes na maioria dos aparelhos, já que vai se popularizar junto com os aparelhos 3G, é a TV no celular, e de graça. Uma das vantagens do padrão de TV digital escolhido pelo Brasil é a portabilidade, com isso os celulares que tiverem o sintonizador integrado vão poder ter TV digital de graça, mas esse serviço também pode estar disponíveis em aparelhos de outras tecnologias e não vai estar em todos os aparelhos 3G, depende do fabricante.

As licitações para freqüencias 3G(porque as operadoras precisam de uma freqüencia para cada tecnologia) devem acontecer no final desse ano ou no início do ano que vem(o que eu acho mais provável). Mesmo assim a Claro já tem a sua rede e a Vivo tem alguns serviços.

Com essa matéria espero que tenha ficado mais claro os serviços 3G.