quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Cuidados ao se comprar no Mercado Livre

O Mercado Livre pode ser uma boa alternativa para economizar na hora de comprar produtos importados. Mas como o nome diz o mercado é livre, então tem muita gente tentando enganar as pessoas, enquanto outras tentam ganhar um dinheirinho honestamente. Então eu vou dar umas dicas para fazer uma compra segura no site. E essa dica também vale para outros sites do estilo.
A primeira coisa que se deve prestar atenção é o preço, produtos com preço muito abaixo da média. Antes de pesquisar o produto tenha em mente o preço do produto na terra do Tio Bill(EUA), e a taxa de câmbio do dolar(considere R$2,00). Se o preço do produto estiver abaixo do possível(Menos que o valor do produto convertido pra real mais o lucro do vendedor), já desconsidere o produto, as chances de ser enganação são de 99%.
Depois de escolher o produto veja se o vendedor tem boas qualificações, leia algumas, e veja se o cara até a data foi honesto. Depois de ver se o vendedor é honesto e comprovar que ele até o momento foi honesto, veja as perguntas ao vendedor. Normalmente um cara que quer vender sempre responde as perguntas(caso você esteja vendo o site fora do horário comercial ou durante o final de semana considere apenas as mensagens respondidas até o último dia útil no horário comercial). Quando o vendedor está tentando enganar as pessoas ele não responde muito bem, mas ele também pode responder tudo, então preste atenção.
Pessoas quando são enganadas, avisam nas perguntas que o produto não existe e que o vendedor quer ganhar dinheiro fácil. Se você ver apenas 1 mensagem falando que o produto não existe, não compre mas se você gostou do preço fique de olho para ver se vai aparecer mais mensagens positivas, se aparecer mais mensagens negativas descarte o produto.
Depois disso tudo você já pode ter uma confiança maior no vendedor. Vendedores que você pode confiar aceitam Sedex a cobrar e Mercado Pago. Uma boa alternativa para o pagamento é o Sedex a cobrar, porque você só paga se receber o produto e ele só entrega o produto se você pagar. No Mercado Pago, se você confiar que o vendedor é honesto e ele quiser a liberação do pagamento primeiro, você pode liberar, mas dê preferência para liberar somente depois do recebimento do produto.
Caso o vendedor só aceite transferência bancária, tente combinar um pagamento meio a meio, uma parte antes do recebimento e outra depois, mas se o valor for baixo( menos de R$100,00 ) transfira tudo de uma só vez. Se o vendedor morar na mesma cidade que você ou numa cidade próxima, tente buscar no local, assim é melhor pros dois.
Se mesmo com essas dicas você acbabe sendo enganado, tente reunir o maior número de informações sobre a pessoa. Fale com um advogado e veja o que você pode fazer. Se o pagamento foi por transferência bancária, o advogado pode conseguir os dados da pessoa, já que não se abre uma conta anonimamente. Se o pagamento foi pelo Mercado Pago, entre em contato com o Mercado Livre e peça os dados da pessoa, se não conseguir um advogado pode consegur na justiça.
Essas são as dicas, veja bem os detalhes do vendedor e se não há chance do vendedor está aplicando um golpe. Caso você caia no golpe, tente a maior quantidade de dados do vendedor, senão você nunca mais vai ver o dinheiro ou o produto.