sábado, 26 de novembro de 2011

Análise dos sons de Super Mario World

Acredito que todo mundo que está lendo isto já jogou, ao menos uma vez, Super Mario World. Nós reconhecemos os sons das fases, de cada ação do jogo, mas nunca paramos para analisar os detalhes de cada som.

No vídeo abaixo, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco fizeram uma análise da trilha sonora do jogo, observando detalhes que você nunca percebeu. Gaste 10 minutos da sua vida vendo este vídeo.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Triturando iProdutos

Essas serão cenas fortes para nerds, geeks e quem ama iProdutos. Veja o iPhone 4S e o iPad 2 sendo triturando num liquidificador.

Esses vídeos fazem parte da série Will it Blend, que é parte da campanha para mostrar a resistência do liquidificador da Blendtec. Eles já trituraram várias outras coisas, tecnológicas ou não. Se você gosta de ver coisas sendo destruidas vale a pena conferir o canal deles no YouTube.

PS: este post não foi patrocinado, mas se a Blendtec quiser me pagar pela publicidade eu aceito.

Transformando o skydrive num hd em seu computador

Windows_Live_SkyDrive_logoO Windows Live SkyDrive é um excelente serviço para salvar arquivos online, com 25GB de armazenamento, o lado negativo é que só pode ser usado através do navegador. Mas agora você vai aprender a literalmente transforma-lo num HD virtual em seu computador.

Eu mostrarei dois métodos para fazer isso: um como um drive de rede e outro como um local de rede. Escolha um e, caso você tenha problemas depois de reiniciar o computador, tente o outro.

Passo em comum:

Os dois métodos possuem o seguinte passo em comum, então o ensinarei agora. Para conseguir fazer a dica funcionar você vai precisar do endereço da sua pasta no SkyDrive. Para descobri-lo vai ser preciso o SkyDrive Simple Viewer for WebDAV(clique aqui para baixar). O programa virar compactado(.zip), então quando o download terminar, descompacte-o.

Ao abrir o programa você verá a tela abaixo, onde deverá inserir o seu login e senha do SkyDrive.

sdsv

Depois de digitar seu usuário e senha clique em “Login to my SkyDrive” e espere ele conectar, isso pode levar um minuto ou dois. Então debaixo do botão de login aparecerá a lista de pastas, escolha a que você quer usar. Ao clicar nela aparecerá na parte cinza claro o endereço(em destaque na imagem) e os arquivos da pasta. Copie o endereço e cole no bloco de notas.

sdsv2

Agora no bloco de notas você só precisa fazer duas pequenas alterações no endereço:

  1. Trocar todas as “\” por “/” (sem as aspas).
  2. Apagar o “http:”.

Se antes estava algo assim:

https://mfb0ub.docs.live.net/7547e53585309e74/Documentos

Deverá ficar algo assim:

\\mfb0ub.docs.live.net\7547e53585309e74\Documentos

Agora deixe o endereço esperando pois ele será necessário na próxima etapa.

Como um drive de rede

O primeiro método é para adicionar como um drive de rede. Faça assim:

  1. Vá em Iniciar > Computador
  2. Clique em Mapear unidade de redecomp
  3. Na janela que abrir escolha uma letra para o HD do SkyDrive e cole o endereço que nós conseguimos no primeiro passo.map
  4. Clique em Concluir e ele irá conectar. Essa parte pode demorar um pouco, então tenha paciência.
  5. Aparecerá uma janela pedindo o nome de usuário e senha, coloque os seus dados da conta do SkyDrive que você está usando.

Pronto, agora você já pode usar o SkyDrive como um HD.

Como um local de rede

Para usar o SkyDrive como um local de rede é bem parecido com o processo anterior, siga os passos:

  1. Vá em Iniciar > Computador
  2. Clique em Mapear unidade de redecomp
  3. Na janela que abrir clique em Conecte-se a um site que pode ser usado para armazenar documentos e imagens. map2
  4. Uma outra janela irá aparecer, clique em Avançar.
  5. Clique em Escolher um local de rede personalizado e depois clique em Avançar.
  6. Na próxima janela coloque o endereço que obtivemos na primeira etapa e clique em Avançar.
  7. Agora ele irá perguntar seu nome de usuário e senha, insira-os.
  8. E a última etapa é escolher um nome para a pasta, por exemplo: SkyDrive.

E terminamos. Aproveitem.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Facebook está testando programa de chat para windows

Mesmo restrito à página do Facebook, o chat do Facebook já é popular. A popularidade dele aumenta ainda mais quando consideramos quem o utiliza através de outros programas, como o Windows Live Messenger. E essa popularidade pode aumentar ainda mais se o Facebook chegar a lançar o Facebook Messenger para Windows 7.

facebook-messenger-for-windows-done

De acordo com informações do TechCrunch, o Facebook estaria realizando testes restritos com esse programa, que além do chat também teria notificações e o Ticker(onde aparece o que seus amigos andam fazendo na rede social). E ao que parece o programa deverá funcionar apenas no Windows 7.

Essa investida do Facebook no chat parece ser contraditória, porque esse programa viria a concorrer com o Windows Live Messenger, no entanto a Microsoft possui uma pequena fatia do Facebook, tem a integração do Windows Live Messenger com o chat do Facebook e as conversas em vídeos usam a tecnologia do Skype, que recentemente foi comprado pela Microsoft. Também ficou claro que esse programa foi completamente desenvolvido pelo Facebook, sem nenhuma participação da Microsoft.

Mesmo esse aplicativo sendo contraditório do ponto de vista das parcerias, ele pode ser muito vantajoso para a rede social, pois vai trazer mais tráfego já que os usuários continuarão vendo as novidades mesmo sem estar com o navegador aberto, o que os levariam mais vezes ao site para comentar as publicações.

Agora temos que esperar mais novidades sobre o aplicativo, quem sabe um beta público(ou a versão final). Mas é melhor ter calma, porque não se sabe quando ele será lançado e nem se será lançado. Eu estou animado com esse programa. Já tinha pensado que um programa apenas para o chat do Facebook seria perfeito, porque o Windows Live Messenger tem muitos recursos, sendo que eu não uso a maioria(só o chat propriamente dito e o compartilhamento de imagens/arquivos). O que eu gosto no chat do Facebook é o minimalismo e é isso que esse programa oferece. Estou ancioso para que ele seja lançado.

Like a DOS

bill

(Criou um sistema operacional – Como um DOS)

Via 9GAG

domingo, 20 de novembro de 2011

Monitore o tráfego de rede

Alguns gostam de monitorar o tráfego de rede apenas para saber quanto baixam por mês, outros monitoram porque precisam monitorar o consumo para não estourar a franquia. Mas independente do motivo que você tenha para monitorar o consumo de rede, um excelente programa para isso é o NetSpeedMonitor.
netspeedmonitor_tooltip_new
Ele adiciona um medidor em tempo real na barra do menu inicial, que mede upload e download. Clicando com o botão direito do mouse nele dá para ativa-lo, configura-lo ou ver o consumo de rede. Ele tem várias opções de configuração, incluindo a unidade de medida do tráfego e o adaptador que será monitorado(útil para quem utiliza conexões com fio, wireless e modem externo num mesmo computador).  Não está disponível em português, mas dá para usa-lo em inglês ou espanhol.
Eu o utilizo em meus computadores e recomendo. Ele é leve, simples, prático e cumpre muito bem sua função. Você pode baixa-lo em: http://www.floriangilles.com/software/netspeedmonitor/.

Ative a timeline do Facebook

Durante a F8, evento realizado pelo Facebook no último mês de Setembro, foi anunciada a Linha do Tempo(em inglês, Timeline). Ela vem para substituir o perfil, transformando-o numa linha do tempo de toda a sua vida.

ftimeline

Se você ficou curioso para experimentar a timeline vai poder fazer isso agora. Antes vale ressaltar: a timeline ainda está em estágio beta e bugs podem(e irão) ocorrer. Também podem ter falhas na tradução e outras coisas. Eu venho utilizando a timeline desde o anúncio e dá pra perceber as melhorias que vem ocorrendo, algumas corrigindo bugs, outras adicionando funções. Então tenha isso em mente antes de realizar a mudança.

Então vamos lá! Atualmente a timeline só está disponível para desenvolvedores, então para tê-la basta se tornar um. Então acesse http://developers.facebook.com/. Provavelmente ele irá pedir permissão para acessar seus dados, confirme.

Já na página para desenvolvedores, clique em Aplicativos no menu superior. Na página de Aplicativos basta clicar em Criar Novo Aplicativo. Irá aparecer uma “janelinha” para inserir um nome de exibição e um para o endereço do aplicativo. Coloque qualquer coisa e pode ficar tranquilo porque ninguém vai ver isso. Marque a caixa aceitando os termos e clique em Continuar.

Na página do seu aplicativo procure a parte do Open Graph e clique em ‘Comece aqui a usar o Open Graph”. Na página escolha um verbo e um objeto(ex: watch a movie) e depois clique em Começar. Uma página para configurar melhor o verbo irá aparecer, mas você pode simplesmente clicar em Salvar.

Agora tudo o que você precisa fazer é ir até o seu feed de notícias e ver a mensagem te convidando a experimentar a timeline.

Agora você deve estar se perguntando: e se eu não gostar da timeline e quiser aproveitar o perfil antigo enquanto ainda posso, o que eu devo fazer? Para voltar ao perfil antigo você precisa voltar para a página de desenvolvedores, ir na página do seu aplicativo e clicar em Editar Aplicativo. Na página de edição que será exibida, procure no menu lateral a opção Excluir aplicativo. Confirme a exclusão e você terá de volta o perfil antigo.

Vale lembrar que você só verá a timeline dos seus amigos que estão com ela ativa, o perfil de quem ainda não a ativou continua o antigo. E o mesmo também vale para quem for visitar o seu perfil. Só verão a timeline quem já tiver ela ativa.

Se você quiser ver uma timeline, que tal a do Mark Zuckerberg(criador do facebook): http://www.facebook.com/zuck?