sábado, 19 de janeiro de 2008

Porque o Windows é problemático

Muitos reclamam que o Windows vive travando, é vulnerável, tem um monte de problemas, mas na maioria dos casos, a culpa é do usuário. Muitos usuários avançados não vêem uma tela azul em seus computadores há anos, enquanto usuários iniciantes vêem tela azul frequentemente. E o pior: a culpa é sempre do Windows. mas será que é mesmo?


As telas azuis aparecem porque algo muito grave aconteceu com o computador, na maioria das vezes relacionado a hardware. Mas o que pode causar isso? Um computador de baixa qualidade ou um usuário que não cuida do computador. Montar um computador com as peças mais baratas do mercado nem sempre é uma boa escolha, por isso se deve comprar peças de qualidade, para não ver as telas azuis. O outro motivo é a falta de manutenção, que podemos resumir em tirar poeira. A poeira entra nos lugares que você menos imagina, e pode acabar atrapalhando os contatos. Se você tem portas(pci) vazias, slots de memória vazios e coisas do tipo, é sempre bom antes de conectar algo neles, dá uma soprada, pra tirar a poeira. Um outro problema é a poeira no cooler, ela vai deixando ele pesado, com isso ele roda menos, e o processador esquenta mais. Isso tudo ajuda a aparecer telas azuis.

E quando o Windows trava, foi a Microsoft que não fez o sistema direito? Na maioria das vezes(quase todas), não. O computador trava quando ele não consegue executar mais nenhuma ação, isso que dizer que o usuário sobrecarregou o computador, explicando melhor, o usuário executou mais ações do que o processador consegue processar, então ele tá pensando pra fazer as ações que você mandou e não consegue pensar no momento exato as novas ações que você faz. Mais uma vez a culpa é do usuário.

E se um programa fechar do nada, a culpa é da Microsoft que não fez o Windows direito? Não, a culpa só é dela se foi ela que fez o programa, caso contrário a culpa é do criador do programa, mas também pode ser culpa do usuário que fez algo de errado.

E se o Windows está instável, travando toda hora e outras coisas do tipo. A culpa é da Microsoft? Não, é mais uma vez do usuário. Antes de uma versão do Windows ser lançada, são feitas várias versões beta para encontrarem os erros. Mas se o usuário instala um programa mal feito ou faz algo de errado e danifica o sistema, a culpa não é do Windows, é do usuário. Se a pessoa não tivesse instalado um programa mal feito(a programadores sérios fazem testes antes de divulgar versões betas e principalmente finais) ou mexeu em algo que não devia no Windows.

E mais uma coisa, você cuida do sistema? Faz uma verificação completa de vírus e spywares periodicamente, desfragmenta o HD periodicamente. Podemos comparar o computador como uma pessoa, se você não fizer check ups, ele pode ficar doente e até morrer(referindo a ter que reinstalar o sistema).


E agora o motivo mais usado pelos usuários Linux contra o Windows: os vírus, spywares e afins. Mas o que não é seguro, o Windows ou o usuário? A resposta é o usuário. Qualquer um pode criar um vírus, seja pra Windows, Mac OS ou Linux, mas é o usuário quem dá mole e baixa o arquivo. Um método fácil de pegar vírus é pelos scraps do orkut. Uma pessoa má intencionada vai numa lan house e instala um vírus no computador, depois uma pessoa leiga vai lá e entra no orkut, no dia seguinte os amigos dessa pessoa estão recebendo um monte de scraps com um link para um vírus. E as propostas de crédito de graça para o celular, sem comentários né.


Mas o principal motivo dos vírus e spywares é: o usuário nem se liga em atualizar o anti-vírus, e nem tem um anti-spyware e ainda clica em tudo que vê. O que adianta ter um anti-vírus se o banco de dados dele é de 2006(ou menos)? Praticamente todo dia são lançadas atualizações para os anti-vírus, mas as pessoas não se ligam em atualizar, e nem sempre a atualização automática funciona. Existe anti-vírus(se lê: AVG) que nem espera o computador conectar(me refiro a conexão ADSL) para abrir a janela de atualização, ai ele não se conecta ao servidor e não atualiza, resultado: a pessoa tem que mandar atualizar todos os dias. Se a pessoa não faz isso, o computador fica vulnerável e depois ela fica reclamando que o Windows é cheio de vírus.

Você deve estar se perguntando: por que ele escreveu isso, para ofender os visitantes do blog dele? A resposta é não. Eu quero mostrar que os usuários leigos(e usuários de Linux) culpam o Windows por tudo de ruim que acontece, mas nem sempre a culpa é do sistema. Usar o computador é muito mais que ir entrando em sites e sair clicando em tudo que você vê. Você tem que entender a máquina e saber lidar com ela, pra assim dizer se o sistema é bom ou ruim. Não é necessário um curso de informática para lidar com o computador, mas sim entender a máquina, e isso só se aprende usando. E o principal, saber os limites do seu computador, cada computador tem um limite, de acordo com as configurações dele, e você deve sabe-las, nem sempre quando o computador trava a melhor escolha é ficar apertando todas as teclas.

Então a culpa na maioria das vezes não é do teclado pra frente, e sim do teclado pra trás. Por isso, só critique um sistema operacional, não importando qual seja, depois que você tiver certeza que o sistema é ruim e para isso, você deve saber usar o sistema. E antes de terminar uma coisa: não cuspa no prato que come.

Você tem um iPhone desbloqueado?

Olhando as comunidades que eu faço parte no Orkut, eu vi que alguém postou um link pro post que usar o iPhone no Brasil é crime, e eu vi muitas críticas à notícia(que eu digo mais uma vez que copiei do jornal O Globo sem modificar), então eu decidi fazer uma enquete, ela está junto com as outras enquetes na coluna ao lado. Participe e vote!

Ainda sobre o efeito do post sobre o iPhone

Hoje eu fui ver o número de visitas do blog ontem, uma coisa que eu faço todo dia, e chegou a incríveis(levando em consideração que a média é de 50 acessos por dia, é incrível) 264 acessos. E a página falando que usar o iPhone com operadora brasileira é crime é a terceira mais vista, perdendo para a home(óbvio), como tirar o símbolo do Vista Starter,com 277 visualizações, e depois vem ela com 215. A página que tinha umas explicações sobre o post só teve 3 visualizações. Lembrando que esses dados são da visualização da página do post, não inclui as visualizações na home e nas suas categorias.

E ainda sobre o efeito do post, o número de acessos hoje já tá em 32(11:30), enquanto nos outros dias, nesse horário, ficava entre 10 e 15. Eu só estou postando essas informações(que deveriam só interessar a mim) porque esse foi o dia record do blog, ele nunca teve tanto acesso assim. Até mais.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Só uma coisa...

Eu fui ver quantos acessos o blog recebeu hoje(de 6 da manhã até até as 9:13 da noite), e o número de acessos foi 167, um record para o meu blog, que nunca tinha passado de 90 acessos num único dia, e olha que o dia não terminou.

A página com maior número de acessos foi a que falava que usar o iphone com operadora brasileira é ilegal, com 111 visualizações, sem contar as outras páginas que exibe o conteúdo. E eu vi que o número de pessoas que 3 pessoas clicaram no Não gostei, por isso eu quero deixar claro que EU não tenho nada contra em usar o iPhone no Brasil, só achei interessante amostrar a matéria para vocês.

Então eu não tenho nada contra, só achei a matéria interessante de mostrar(mesmo estando com vários erros) e não coloquem a culpa em mim pelo que o cara escreveu, eu não mudei nada. Qualquer reclamação ligue para: (21) 2534-5000, que é o atendimento do jornal O Globo, e reclamem da matéria: Quando a chamada é 'iLegal'.

E eu não sei se vou estar descumprindo alguma regra que eu tenha que cumprir mas agora eu vou falar(não falei no outro post porque não sei se ia/vou infrigir as regras que eu tenho que cumprir): Se eu paguei pelo produto, eu posso fazer o que quiser com ele, ele é meu. E se eu paguei os impostos para ele entrar no país, ele tá OK e ninguém pode reclamar.

Usar o iPhone com uma operadora brasileira é ilegal

Hoje eu estava lendo o jornal e vi uma matéria com esse assunto. Achei ela interessante, procurei no site do O Globo mas não encontrei, então vou ter o trabalho de copiar toda a matéria(programas de OCR são falhos) para vocês lerem. A matéria é de autoria do Bruno Rosa.
Ele ainda não chegou oficialmente no Brasil, nem há previsão. Mas nas ruas das principais cidades do país, O iPhone, celular com banda larga lançado pela Apple [ele não descreveu o iPhone corretamente] no ano passado nos EUA, virou sinônimo de ilegalidade. O aparelho só funciona em alguma operadora nacional se houver o desbloqueio, que hoje não é autorizado, ferindo, assim, a Lei do Software, de 1998. E mais: o modelo ainda não foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nada disso impede que sites e importadoras ofereçam livremente o iPhone habilitado no Brasil.

Considerado uma operação complexa, o desbloqueio é feito por hackers que trabalham, na maioria dos casos, em empresas importadoras. Além disso, é necessário padronizar a configuração do aparelho para poder utilizá-lo. Mas é em sites da Internet que o negócio, considerado crime por advogados, ganha cada vez mais força. É possível, por exemplo, até aprender o passo-a-passo da habilitação e fechar a compra do modelo.
As importadoras contratam pessoas para revender o produto. No Orkut, é só entrar em uma das 163 comunidades referentes ao iPhone para ter acesso às mais variadas informações. No site de leilões MercadoLivre, há quase 270 ofertas do celular. O site ainda aproveita o sucesso do aparelho para colocá-lo em anúncios da Internet. O MercadoLivre diz que só retira um produto do site se o fabricante pedir. Em sites de comprar como o do UOL também é simples fechar o negócio. O UOL disse que não se responsabiliza pelos produtos vendidos em seu shopping virtual.
Com tantas opções, o preço já enfrenta o gostinho da concorrência. Em setembro, o iPhone com memória de 4GB saía a R$ 2.500, e eram necessários outros R$ 300,00 para o desbloqueio. Hoje compra-se o modelo de 8GB por R$ 1.300, em até cinco parcelas. Nos EUA, o iPhone de 8GB é vendido a US$ 599(cerca de R$ 1.064), e o de 4GB saiu de linha.

Um publicitário do Rio pagou R$ 1.500 há alguns meses, no MercadoLivre. Apesar da instabilidade do celular, está satisfeito:
-Comprei em um site de leilão pela Internet. Sem a garantia, é um risco.

Segundo advogados ouvidos pelo GLOBO, o usuário poderá ser condenado a até dois anos de prisão, e o dono da importadora que faz o desbloqueio, a até quatro anos.
-Já vendemos há cinco meses. A casa semana são uns 15 aparelhos. Hoje(terça-feira)[e a matéria só saiu hoje, estamos com os modelos em falta, que só chegam no início de fevereiro. Já são 35 pessoas na fila de espera - disse um executivo de uma importadora em São Paulo.

Em outro contato feito pelo GLOBO na semana passada, outro vendedor de iPhone, que mora em Santa Catarina, explicou como o aparelho chega ao Brasil:
-A importadora faz encomenda com várias empresas americanas e da América Latina.
Apesar de várias tentativas, nenhuma operadora brasileira conseguiu ainda um acordo com Steve Jobs, presidente da Apple. O mexicano Carlos Slim, dono da América Móvil, presidente da Claro - e segundo alguns levantamentos, o homem mais rico do mundo - teria ido até a sede da Apple atrás de um acordo para a América Latina, sem sucesso.

Mas e a Apple? até agora prefere não comentar o caso. Segundos advogados, ela é a única que pode entrar com uma ação civil e criminal contra importadoras e usuários. Para o advogado Renato Opice, da Opice Blum, o problema jurídico está no desbloqueio não autorizado. A Lei do Software prevê que, ao se modificar o software do aparelho, há violação do direito autoral:
-A Apple é a única que pode pedir a instauração de um inquérito policial e entrar com uma queixa-crime. Na prática, é difícil o usuário ser preso, No máximo, ele pode ser condenado a prestar serviços comunitários.

Mesmo comprando o produto já desbloqueado na Europa, Opice acredita que se trata de um ato ilegal, pois o contrato prevê exclusividade por região. Para Bruno Lweicki, advogado da banca Barbosa Müssnich & Aragão, o contrato do iPhone lá fora é complexo e prevê cláusula de arbitragem. Ou seja, ambas as partes concordam, caso haja algum problema, em não levar o caso para a Justiça. Guilherme Abrantes, sócio da Daniel Advogados, diz que, ao destravar o produto, viola-se a garantia do fabricante.

Mas já que a Apple não está ajudando, ela pelo menos não tá atrapalhando. Tentativas foram feitas para ter o telefone oficialmente no Brasil(e na América Latina), mas a Apple não quis. E no final de tudo ela tá no lucro, não importa onde agente compre, o aparelho é produzido por ela e ela lucra.

Antes de fechar a janela/aba, leia isso e comente o post.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Google Maps incentiva a barberagem

Eu acabei de fazer um teste no Google Maps, digitei dois endereços(que eu sabia como chegar neles). Fui vendo a rota que ele traçou e logo que eu saí da primeira rua, ele incentiva fazer uma barberagem, atravessar uma rua movimentada e passar por um posto pra chegar a uma outra rua. Isso é comum acontecer quando a pessoa tá com pressa, mas é uma barberagem, porque não mandou pegar o retorno logo mais na frente?

Criando um atalho para: desligar, reiniciar ou fazer logoff

Um arquivo que faz o computador desligar, reiniciar ou fazer logoff pode ser útil para muitas coisas. Então vou ensinar a criar esse arquivo. É muito fácil e rápido. Vamos lá:

Clique com o botão direito do mouse no Desktop ou com alguma pasta aberta e vá em Novo > Atalho. No lugar do caminho digite: Shutdown.
  • Dê um espaço e coloque -s para desligar o computador, -r para reiniciar o computador ou -l para fazer logoff
  • Depois dê um espaço e coloque -t, dê um espaço e coloque quanto tempo você quer que o Windows conte antes de fazer a ação, caso você não queira que ele conte coloque 00.

No final o endereço no atalho deve ficar nesse estilo: Shutdown -s -t 00. Depois clique em avançar, coloque um nome e clique em OK. Se quiser mudar o ícone pode ir nas propriedades do atalho e clicar em Alterar ícone. Agora o atalho foi criado e personalizado. Pode parecer que essa dica é inútil, mas um dia você pode precisar.

Por que o Brasil não é um mercado interessante?

No mundo da tecnologia, o Brasil está atrasado e muitas empresas também não querem investir no Brasil, usando várias disculpas: impostos, pirataria, e muito mais. Mas será que esses argumentos são reais ou eles que não querem investir no Brasil? Vamos ver:

O principal argumento dado pelas empresas são os impostos. Então vamos analizar olhando o lado dos videogames. O videogame importado paga 120% de imposto(calma), mas um produzido em Manaus paga em torno de 20%(viu). Então porque reclamar dos impostos se a empresa pode fazer uma parceria com alguma empresa que produza eletrônicos. Igual a Sega fazia antigamente, a TecToy(que ainda existe) é quem produzia os videogames para o mercado brasileiro. Então a Microsoft, Nintendo e Sony(que tem fábrica no Brasil) poderia produzir o videogame aqui e pagar muito menos impostos, além de ajudar o mercado nacional.

A Sony está pensando em produzir o PlayStation 3 aqui no Brasil(só porque não conseguiram desbloquear ele), se ela começar a produzir, o preço do produto deve ter uma boa queda, porque vai pagar bem menos impostos. E a Microsoft, a primeira(e única) a vender um console de 7ª geração oficialmente no Brasil(a Nintendo vende, mas é por uma importadora), ela importa o videogame e vende por R$2.500,00, mas no Mercado Livre tem como encontrar por R$1.500,00. A Microsoft paga menos pelo produto(lembre-se que o vendedor tem que lucrar, então o preço da Microsoft é menor que o de uma pessoa qualquer) e vende mais caro, porque ela não faz uma parceria com alguma fábrica e produz aqui, o preço vai cair muito e vai dar um belo empurrão nas vendas. O mesmo da Microsoft vale pra Nintendo, se ela fizer uma parceria com alguma fábrica aqui o Wii vai ficar muito mais barato e vai ser bem mais acessível, podendo até ganhar a batalha dos videogames por aqui. E a Sony, tem que parar de pensar e agir, ela já tem tudo pra poder vencer aqui. E uma outra coisa, imagine o PlayStation 2, que já tem como encontrar por menos de R$500,00, produzido aqui então ficaria muito mais barato.

Eu falei o que as empresas tem que fazer para conseguir ter os consoles com preços menores aqui mas, o que isso tem haver com o assunto. As empresas produzindo aqui acordariam um mercado que não é bom porque é caro. Elas tem que lembrar que no Brasil quanto mais barato for, mais vende. E produzindo no Brasil, os produtos ficariam mais baratos, venderiam mais e até ajudaria a aumentar as vendas em outros países(lembre-se do Mercosul). Então a questão impostos já tá resolvida, se as empresas quiserem vender mais não devem importar produtos e sim produzi-los aqui, seja em uma fábrica parceira ou em uma fábrica própria, o negócio é produzir aqui.

Mas agora vamos ao motivo do PlayStation não ser vendido aqui e o de muitas empresas não investirem por aqui: a pirataria. Como eu disse no post Pirataria há algum tempo atrás, a pirataria existe porque os produtos são vendidos á preços absurdos. Um exemplo é o Vista Ultimate, no Brasil custa quase mil reais, nos EUA custa menos de quatrocentos dólares. Porque esse valor tão alto(que só acontece nessa versão do Windows). Também tem os DVDs e CDs. Eles gastam menos de R$5,00 para produzir um DVD e vendem por mais de R$ 50,00, e com os CDs acontecem praticamente o mesmo. Nos jogos acontece o mesmo, os lançamentos para PS2, por exemplo, custam no mínimo R$ 100,00, comprando 5 você já tem o dinheiro de um videogame novo.

Mas porque os preços tão caros? Porque as empresas querem. Dá pra vender os jogos a R$ 20,00 facilmente, o preço de produção fica entre R$5 e R$10 e nos DVD fica menos de R$5, como eu já disse. E nos DVDs dá pra vender a R$ 10,00 ou R$ 15,00 e lucrar relativamente bem. Nos CDs é o mesmo caso. Mas porque isso não acontece? Porque as empresas preferem lucrar muito por cópia e vender pouco do que lucrar pouco por cópia e vender muito. Se os preços caírem muito, a um valor relativo ao do pirata, as pessoas vão conseguir comprar o produto original e a pirataria vai acabar. Um exemplo a ser seguido são os Clássicos EA, jogos a R$ 29,90(mas pra ficar perfeito tinha que abaixar mais 10 reais). Então o problema pirataria está resolvido, é só abaixar o preço que a pirataria acaba.

Esses foram os principais motivos dados pelas empresas para não investir no Brasil, mas eles podem reclamar de outras coisas, falando que o produto não vai vender muito e tudo mais, mas tudo depende das empresas. Os produtos podem sim ficar baratos, e ficando barato vai vender mais. O brasileiro não é como o americano que consegue US$ 100,00 fácil, aqui pra conseguir R$ 10,00 é difícil, e as coisas aqui são bem mais caras que lá. Então se as fábricas quiserem abaixar o preço, elas vão vender.

Nós podemos imaginar o Brasil como um cofre, e dentro tem o mercado brasileiro dando um belo lucro para as empresas, só falta abrir o cofre e a senha já foi dita, abaixar os preços. Se as empresas usarem a senha e abaixarem os preços elas vão conseguir abrir o cofre e ter um mercado que no meu ponto de vista tem um grande potencial.

As empresas podem aproveitar a TV Digital, os celulares 3G e aproveitar para vender mais e acelerar a migração. Se as empresas abaixarem os preços das TVs Full HD e dos celulares 3G, as pessoas vão comprar mais e elas vão lucrar mais. Tem que fazer igual houve em 2007 com os carros, o financiamento foi facilitado e as pessoas conseguiram ter condições de comprar um carro novo, tanto que foi o melhor ano da indústria automobilística. Para que as outras áreas se desenvolvam, tem que fazer o mesmo, mas invés de facilitar o financiamento, devem facilitar tudo, abaixando o preço e facilitando a compra, parcelada ou à vista.

Então a resposta da pergunta: Por que o Brasil não é um país interessante? é: Porque as empresas não querem. Quando elas se tocarem e abaixar os preços, o Brasil vai ser um mercado interessante.

O lado ruim do MacBook Air

Na terça eu fiz um post falando das novidades do MacWorld, entre as novidades tinha o MacBook Air, o notebook mais fino do mundo, que vai estar disponível no Brasil em março. Mas para acabar com a felicidade, hoje eu vou listar o lado ruim desse notebook ultra fino, afinal, alguém tem que dizer o lado ruim dos equipamentos. Então veja bem:
  • Não tem nenhuma entrada de CD ou DVD, se você quiser uma vai ter que comprar um acessório a parte que custa US$ 100,00. E a justificativa da Apple é "em vez de copiar CDs de música para escutar no carro, você deve comprar um iPod. Em vez de reproduzir DVDs de filmes, você deve baixar os filmes da Apple. Em vez de fazer o back up em CDs, você deve usar o novo serviço Time Capsule da Apple", esses argumentos não convencem né.
  • Só tem uma porta USB, uma saída de vídeo e uma de áudio. Isso quer dizer que não tem entrada ethernet(pra redes com fio), modem dial-up(discado) e entrada de áudio(esqueça os microfones).
  • A bateria é interna e fixa, você não tem como troca-la, então se você estiver numa viajem longa, é bom arranjar uma tomada, nem que seja de um gerador. E quando ela não aguentar mais você vai ter que pagar US$ 130,00 para a Apple trocar pra você.

Se as coisas listadas acima não te afetam, o MacBook Air é exelente.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Contador de visitas

Eu tenho visto que as pessoas não gostaram do contador de visitas, então estou abrindo aqui a proposta: se você não gostou do contador, me apresente outro com os recursos:
  • Quantidade de pessoas vendo o site no momento
  • Quantidade de pessoas que visitaram o site
  • Permita que eu ajuste quantas pessoas já visitaram o site, para não perder o número de visitas.
  • Tem que ter na cor azul ou verde(mas prefiro azul)

Se alguém me apresentar um contador com essas características eu mudo. Pode dizer num comentário o endereço do contador que eu vou lá, vejo e coloco no blog.

Colocar um programa na inicialização sem ser na pasta Inicializar - fácil

Se você achou a dica original muito difícil, pode usar um arquivo que eu fiz e faz todo o serviço. Depois que baixar o arquivo é só modificar ele(no bloco de notas), onde tá Nome da Chave coloque o nome que você quer para a chave e no Caminho do programa coloque o caminho onde está o programa, não apague as aspas. Depois é só abrir ele e adicionar as informações ao registro. O arquivo para download:


Facilitou né.

Colocar um programa na inicialização sem ser na pasta Inicializar

O Windows Live Messenger não coloca um atalho na pasta Inicializar, o seu anti-vírus também não, então como eles fazem isso? Eles colocam um atalho em um outro lugar, mais precisamente numa chave no registro do sistema. Se você quer aprender a fazer isso vamos lá:

Só faça a dica se tiver entendido tudo, qualquer erro pode ser fatal.

  1. Vá em Iniciar > Executar e digite Regedit e clique em OK
  2. Navegue pelos registros: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run
  3. Agora crie uma chave(Editar > Novo > Valor de sequência)
  4. Coloque o nome que você quiser
  5. Clique com o botão direito do mouse em cima dele e escolha modificar
  6. Digite o caminho arquivo que vai ser aberto
  7. Dê Ok e pronto

Agora o arquivo vai ser iniciado toda vez que ligar o computador e não vai aparecer na pasta Inicializar, mas ele pode ser encontrado no msconfig. Se você achou a dica difícil veja isso. Até mais.

Como tirar o símbolo do XP starter

Algum tempo atrás eu distribuí um arquivo que tirava o símbolo do Vista Starter. Recentemente eu descobri que o mesmo arquivo também tira o símbolo do XP Starter. Então o esquema é o mesmo: baixe o arquivo e execute-o. Se quiser que ele inicie toda vez que ligar o computador leia isso.

Baixe este arquivo e use o XP Starter sem o símbolo chato:

Até mais!

Novo MacBook no Brasil em março

Pra quem gostou do MacBook Air(o novo) e não quer comprar ele importado já pode ficar animado. A Apple Brasil anunciou hoje que o novo MacBook vai começar a ser vendido aqui em março. O valor será equivalente ao valor americano(R$ 3.170,00) mais os impostos(quem mandou não ter fábrica aqui).

O único problema é que ele vai ser importado e eu aposto que nessa versão eles não vão fazer um modelo brasileiro e com isso o teclado deve ser o padrão americano, que não tem acento, ou o padrão americano internacional, que tem alguns acentos(mas no teclado virtual do Windows com esse padrão eu não encontrei o acento agudo). Esse é o único problema mesmo, senão seria perfeito.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

MacWorld

Hoje começou a MacWorld e já vou adiantando, não teve anúncio de iPhone 3G(mas continue lendo o post). Mas tiveram outros anúncios importantes, então vamos à eles.
  • E o notebook mais fino do Mundo é da Apple, com apenas 1,36 Kg, Tela de 13,3 polegadas e 1,93 cm de espessura quando fechado(a parte mais fina tem 0,41 cm). Equipado com um processador Intel Core 2 Duo de 1,6 Ghz, 2 GB de memória e 80 GB de HD, começará a ser vendido nos EUA em duas semanas por US$ 1.800,00. Só não tem drive pra leitura de DVD(Eles foram capazes de fazer isso em uma época onde gravador de DVD é fundamental).
  • E para quem gosta de ver filmes foi confirmado que o iTunes vai alugar filmes, os fimes de catálogo vão custar US$ 2,99 e os lançamentos vão custar US$ 3,99. E a pessoa vai ter 30 dias para ve-lo ou 24 horas depois de começar a assisti-lo. O serviço começará com mil títulos de estúdios como Touchstone, Miramax, MGM, Lionsgate e New Line Cinema que poderão ser transferidos para um iPod, iPhone ou para um computador(Mac e PC).
  • Outro lançamento é a AppleTV 2. Antes ela só recebia conteúdo do iTunes, agora também vai poder receber conteúdo de outras fontes como o YouTube, Flickr e fotos armazenadas no computador. O produto vai estar disponível nos EUA em duas semanas por US$ 299,00.
  • E para quem queria saber de novidades do iPhone: o 3G não veio(por enquanto) mas novos recursos foram anunciados. A tela vai poder ser personalizada para a exibição de sites, será possível mandar SMS para vários destinatários e visualizar a letra da música tocada no momento. Uma parceria entra a Apple, Google e a Skyhook Wireless levará ao celular uma ferramenta de mapas, que permitirá saber a localização do usuário e fazer a rota para chegar a um caminho. O melhor de tudo é que essas atualizações serão de graça.

O iPhone 3G não foi anunciado ainda, mas a MacWorld dura até o dia 18, então só resta esperar.

Japoneses transmitirão Ultra HDTV a partir de 2015

No Brasil a TV Digital(e HDTV) mal chegou e já tá surgindo a notícia que no Japão as trasmissões em Ultra HDTV, que pode chegar a resolução de 7068x4320p ou 33 megapixels e som de 22,2 canais(imagine a sua sala com tantas caixas de som assim). Mas atualmente não existe equipamento que consiga essas qualidades todas e é necessário uma banda larga de 24Gbps para a transmissão de tantos dados.

Para resolver o problema dos equipamentos, o governo japonês e uma fabricante do país fecharam uma parceria para criar equipamentos que consiga fazer imagens em Ultra HDTV. O investimento inicial apenas para 2008 será de US$ 2,7 milhões.

Vocês não acham um pouco exagerado as características? Com informações do Techguru.

Cadeados do orkut = nada

Umas das recentes atualizações do orkut foram as opções de privacidade, mas já está disponível na web métodos para passar pelos cadeados. Então se ligue porque não adianta bloquear a página no orkut porque vão poder entrar. Privacidade e orkut são coisas que não combinam.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Revista Linux vs Windows

Hoje eu baixei pra ver a Revista Linux vs Windows. Logo no início da primeira edição o autor diz que a revista é pra falar sobre Windows e Linux. Um pouco depois tem uma matéria falando qual sistema operacional é melhor pro Brasil, ai vai falando um monte de coisa pra tentar convencer as pessoas que o Linux é o melhor S.O. do mundo. Na segunda revista também começa falando que o Linux é muito bom, e por aí vai.

Eu não aguentei passar do início segunda revista, parece que eles querem fazer uma lavagem cerebral te dando tudo quanto é motivo pra você usar Linux. Não dá.

União Européia inicia investigação contra a Microsoft

A Comissão Européia começou hoje uma investigação contra a Microsoft para avaliar se o Internet Explorer foi embutido no Windows de forma que dificultasse que os navegadores concorrentes funcionassem com o sistema operacional.

A queixa que motivou a investigação veio da empresa que faz o Opera e depois veio uma outra reclamação da Comtê Européia de Sistemas Introperáveis, que diz que a Microsoft não libera informações técnicas suficientes para que seus produtos funcionem adequadamente com softwares produzidos por outras empresas.

"O início do processo não significa que a Comissão Européia tem provas de qualquer infração (pela Microsoft). Apenas significa que a Comissão irá investigar o caso profundamente", informou o órgão executivo da União Européia.

Quem é a dona do Windows? A Microsoft, então eles podem fazer o que quiserem com o sistema. Se quiser monopolizar o mercado de navegadores no Windows eles podem e ninguém pode impedir, o sistema é deles. Se quiser fazer acusações de atitudes anti-competitivas da Microsoft(como já houve) tudo bem, mas reclamar do Windows não tem fundamento.

Na minha opinião a versão "N"(sem o Windows Media Player) nem deveria existir, o sistema é da Microsoft e eles fazem o que quiser com ele. Só porque é o mais usado do mundo não quer dizer nada, se não gostou muda pro linux ou pro Mac, mas não é certo(na minha opinião) obrigar a empresa a lançar versões modificadas por capricho deles. E como eu já disse: não gostou, muda pro linux ou pro Mac.