Muitos reclamam que o Windows vive travando, é vulnerável, tem um monte de problemas, mas na maioria dos casos, a culpa é do usuário. Muitos usuários avançados não vêem uma tela azul em seus computadores há anos, enquanto usuários iniciantes vêem tela azul frequentemente. E o pior: a culpa é sempre do Windows. mas será que é mesmo?
As telas azuis aparecem porque algo muito grave aconteceu com o computador, na maioria das vezes relacionado a hardware. Mas o que pode causar isso? Um computador de baixa qualidade ou um usuário que não cuida do computador. Montar um computador com as peças mais baratas do mercado nem sempre é uma boa escolha, por isso se deve comprar peças de qualidade, para não ver as telas azuis. O outro motivo é a falta de manutenção, que podemos resumir em tirar poeira. A poeira entra nos lugares que você menos imagina, e pode acabar atrapalhando os contatos. Se você tem portas(pci) vazias, slots de memória vazios e coisas do tipo, é sempre bom antes de conectar algo neles, dá uma soprada, pra tirar a poeira. Um outro problema é a poeira no cooler, ela vai deixando ele pesado, com isso ele roda menos, e o processador esquenta mais. Isso tudo ajuda a aparecer telas azuis.
E quando o Windows trava, foi a Microsoft que não fez o sistema direito? Na maioria das vezes(quase todas), não. O computador trava quando ele não consegue executar mais nenhuma ação, isso que dizer que o usuário sobrecarregou o computador, explicando melhor, o usuário executou mais ações do que o processador consegue processar, então ele tá pensando pra fazer as ações que você mandou e não consegue pensar no momento exato as novas ações que você faz. Mais uma vez a culpa é do usuário.
E se um programa fechar do nada, a culpa é da Microsoft que não fez o Windows direito? Não, a culpa só é dela se foi ela que fez o programa, caso contrário a culpa é do criador do programa, mas também pode ser culpa do usuário que fez algo de errado.
E se o Windows está instável, travando toda hora e outras coisas do tipo. A culpa é da Microsoft? Não, é mais uma vez do usuário. Antes de uma versão do Windows ser lançada, são feitas várias versões beta para encontrarem os erros. Mas se o usuário instala um programa mal feito ou faz algo de errado e danifica o sistema, a culpa não é do Windows, é do usuário. Se a pessoa não tivesse instalado um programa mal feito(a programadores sérios fazem testes antes de divulgar versões betas e principalmente finais) ou mexeu em algo que não devia no Windows.
E mais uma coisa, você cuida do sistema? Faz uma verificação completa de vírus e spywares periodicamente, desfragmenta o HD periodicamente. Podemos comparar o computador como uma pessoa, se você não fizer check ups, ele pode ficar doente e até morrer(referindo a ter que reinstalar o sistema).
E agora o motivo mais usado pelos usuários Linux contra o Windows: os vírus, spywares e afins. Mas o que não é seguro, o Windows ou o usuário? A resposta é o usuário. Qualquer um pode criar um vírus, seja pra Windows, Mac OS ou Linux, mas é o usuário quem dá mole e baixa o arquivo. Um método fácil de pegar vírus é pelos scraps do orkut. Uma pessoa má intencionada vai numa lan house e instala um vírus no computador, depois uma pessoa leiga vai lá e entra no orkut, no dia seguinte os amigos dessa pessoa estão recebendo um monte de scraps com um link para um vírus. E as propostas de crédito de graça para o celular, sem comentários né.
Mas o principal motivo dos vírus e spywares é: o usuário nem se liga em atualizar o anti-vírus, e nem tem um anti-spyware e ainda clica em tudo que vê. O que adianta ter um anti-vírus se o banco de dados dele é de 2006(ou menos)? Praticamente todo dia são lançadas atualizações para os anti-vírus, mas as pessoas não se ligam em atualizar, e nem sempre a atualização automática funciona. Existe anti-vírus(se lê: AVG) que nem espera o computador conectar(me refiro a conexão ADSL) para abrir a janela de atualização, ai ele não se conecta ao servidor e não atualiza, resultado: a pessoa tem que mandar atualizar todos os dias. Se a pessoa não faz isso, o computador fica vulnerável e depois ela fica reclamando que o Windows é cheio de vírus.
Você deve estar se perguntando: por que ele escreveu isso, para ofender os visitantes do blog dele? A resposta é não. Eu quero mostrar que os usuários leigos(e usuários de Linux) culpam o Windows por tudo de ruim que acontece, mas nem sempre a culpa é do sistema. Usar o computador é muito mais que ir entrando em sites e sair clicando em tudo que você vê. Você tem que entender a máquina e saber lidar com ela, pra assim dizer se o sistema é bom ou ruim. Não é necessário um curso de informática para lidar com o computador, mas sim entender a máquina, e isso só se aprende usando. E o principal, saber os limites do seu computador, cada computador tem um limite, de acordo com as configurações dele, e você deve sabe-las, nem sempre quando o computador trava a melhor escolha é ficar apertando todas as teclas.
Então a culpa na maioria das vezes não é do teclado pra frente, e sim do teclado pra trás. Por isso, só critique um sistema operacional, não importando qual seja, depois que você tiver certeza que o sistema é ruim e para isso, você deve saber usar o sistema. E antes de terminar uma coisa: não cuspa no prato que come.
sábado, 19 de janeiro de 2008
Porque o Windows é problemático
20:55
LAPS