sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Google está criando concorrente da Wikipedia

O Google está criando um concorrente para a Wikipedia. No serviço os usuários poderão criar artigos sobre diversos temas, mas com sua assinatura.

No site os arquivos vão ser chamados de Knols e serão assinados por seus autores, que poderão incluir uma fotografia e uma biografia de si mesmo. Os arquivos não poderão ser editados, mas na página de exemplo divulgada pelo Google tem o botão editar, que provavelmente deve ser para o autor revisar o texto. Os usuários poderão criticar e avaliar os textos.

E como mais um serviço do Google, pode ter publicidade.

Pelo geito vai ser uma Wikipédia mais organizada, é só esperar pra ver. Será que o google vai dominar mais um setor? Com informações do G1.

My Space no Brasil

Se você é usuário do My Space já deve saber que ele pretende desembarcar em terras tupiniquins. A versão brasileira já está disponível para teste em br.myspace.com.

Hoje numa entrevista coletiva para dizer suas estratégias para o Brasil, foi informado que o My Space será amigos das autoridades brasileiras, diferente do Orkut, que durante muito tempo ficou enrolando para liberar dados de usuários. A equipe do My Space informou que já entrou em contato com a polícia civil, federal e a Safenet para colocar isso em prática.

A estréia oficial do My Space no Brasil vai ser na quarta dia 19 com um show do NX Zero

Agora é só ver como vai ficar o Orkut e o My Space no Brasil. Com informações do G1.

Pipl - Pesquisa de pessoas

O Pipl é um site de pesquisa de pessoas. Invés de fazer uma pesquisa sobre coisas na Internet, ele pesquisa informações de pessoas na Internet, tendo informações de diversos sites e serviços.
O nome Pipl é porque a pronúncia é parecida com people("pessoa" em inglês). O serviço procura informações da vida alheia, mas não exibe tudo o que encontra, pra poder preservar a privacidade das pessoas.

Diferente dos mecanismos de pesquisa comum, o pipl pesquisa nas partes esquecidas da web, onde os mecanismos comuns não costumam pesquisar, por isso a diferença. Logo de cara ele já pergunta o nome, ultimo nome, cidade, estado e país(que ele identifica automaticamente pelo seu IP).

Eu fiz uma pesquisa com o meu nome e sobrenome e o meu nome e último nome(e esse que ele pede, mas estamos no Brasil), e ele não encontrou nenhuma informação sobre mim, achou outros Leandro, mas eu não.

Para esperimentar esse serviço acesse: http://www.pipl.com/.

Promoção de natal da Dell

A Dell está fazendo uma promoção de Natal que vai sortear um notebook Vostro 1400 para quem criar a melhor frase para responder a pergunta "o que deixaria o seu natal ainda mais especial" e indicar 3 amigos.

A promoção só é valida até domingo e você pode participar clicando aqui.

Compensação

Nesses últimos dias eu não tenho postado muito, principalmente assuntos interessantes. Mas prometo que compenso no final de semana(amanhã e domingo). Mesmo assim eu ainda vou postar coisas hoje.

Até mais!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Papagaio imita toques de celular

Um britânico foi obrigado a mudar o toque de seu celular cinco vezes, porque seu papagaio de estimação memorizou o toque e não para de imitar o som. "Ele espera que eu deixe a sala antes de começar a imitação. Eu desço as escadas correndo e quando vejo é o Billy". O papagaio também demostra senso de humor, já que ri toda vez que engana seu dono.

Mas o dono do papagaio deve ver se está ouvindo as coisas bem, já que um papagaio só consegue imitar tons monofonicos e os toques de seu celular são polifonicos.

Como criar um ponto de restauração

Em muitas dicas dizem para criar um ponto de restauração. Se você não sabe fazer isso vai aprender agora. Essa dica vale pro XP e pro Vista. Então vamos lá.

  1. Clique em Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Ferramentas do sistema, Restauração do Sistema.
  2. Marque a opção Criar um ponto de restauração e clique em avançar.
  3. Escolha um nome para o ponto, não precisa colocar data e hora porque são colocados automaticamente.
  4. Clique em Criar

E o ponto de restauração foi criado. Agora se der algum problema é só abrir a restauração do sistema de novo e marcar a opção de restaurar o sistema.

Escolhendo que programas vão iniciar com o Windows

Oi,
Conforme agente vai instalando programas que iniciam com o Windows, eles vão deixando a inicialização mais lenta e muitos deles você não precisa logo na inicialização. Então eu vou ensinar a tirar eles da inicialização. Essa dica é para o Windows XP, mas também funciona no Vista, sendo que o Windows Defender também faz isso.

Atenção: só faça essa dica se entende-la perfeitamente. Eu não me responsabilizo por qualquer problema que possa ocorrer. Criar um ponto de restauração pode ajudar a evitar problemas.

Então, mãos à obra:

  1. Vá em Iniciar, Executar
  2. Digite: msconfig
  3. Vá na aba Inicializar
  4. Desmarque os programas que você não quer que seja inicializado com o Windows. Não tire nenhum arquivo que esteja dentro da pasta WINDOWS, o local que vai ser aberto fica na coluna Comando. O nome que vai aparecer muita das vezes é uma abreviação, então utilize o caminho para te ajudar a identificar o programa.
  5. Clique em OK
  6. Reinicie o computador
  7. Quando reiniciar vai aparecer uma caixa de diálogo do msconfig, se tudo funcionar corretamente, marque a opção falando que não quer que ele seja iniciado junto com o Windows e dê OK.

E terminou. Assim você pode tirar os programas inúteis da inicialização e deixa-la mais rápida. Até logo!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A Velox não vai com a minha cara

Hoje a noite quando eu liguei o computador, a luz do ADSL do meu modem tava piscando, eu esperei ela ficar acesa direto pra poder conseguir conectar, quando ela ficou acesa direto e eu consegui conectar, eu vim postar aqui no blog e fazer um download.

Quando eu tava terminando o post anterior a luz do ADSL começou a piscar denovo, eu terminei o texto e salvei no meu computador. Eu vi o download e faltava só 2 minutos(sendo que a velocidade da conexão ta muito baixa, se tivesse no normal eu já teria terminado o download muito antes), então eu torci pra luz voltar a acender antes que desse tempo esgotado e o download parasse.

Enquanto eu esperava fui ver uns clips, e durante o clip acabou a luz, lá se vai o meu download. Uns 20 segundos depois a luz voltou(é sacanagem, né), o modem ligou e o ADSL ficou aceso direto, então eu liguei o computador. Quando eu abri o meu usuário ele voltou a piscar(ele não vai com a minha cara), mas logo depois ficou aceso novamente e eu estou escrevendo isto.

Mas eu, que assinei a velox porque minha conexão via rádio caia sempre, principalmente quando chovia(e tá chovendo agora), e ai a velox cai também. E nesses últimos dias a velox tá muito lenta, não tá chegando a 1 mega nem de madrugada, se continuar assim amanhã eu ligo pro suporte.

Pelo visto, a velox não vai com a minha cara.

Sorvertes sabor iPod

A Kibon vai colocar 10 mil iPods Shuffle dentro de embalagens do Fruttare. A promoção feita para alavancar as vendas no verão custou R$ 12.000,00.

Para colocar a idéia em prática o principal desafio era colocar um iPod congelado a -20° e depois faze-lo funcionar. Depois de meses de estudos da Kibon, da Bullet(agência responsável pela promoção) e da Apple, criou-se uma solução: uma réplica de sorvete feita de silicone e fibra de vidro. E a empresa garante que apertando o sorvete não dá pra perceber qual é o picolé de verdade e o com recheio de iPod.

Quem comprar o picolé recheado com iPod não vai ficar sem o sorvete. Junto com o iPod virá um número 0800. Depois do contato o sortudo receberá em casa os acessórios do iPod e um picolé de verdade.

A promoção é válida em todo território brasileiro até 31 de março de 2008.

Árvore de natal do Pac-man

Montaram num centro comercial de Madrid uma árvore de natal do jogo Pac-man. Os bonequinhos da árvore até se mexem, também tem um vídeo da árvore, clique aqui para ve-lo. Essa árvore de natal deve ser a mais geek do mundo.

Agora imagine ela no meio da lagoa Rodrigo de Freitas.

As informações são do clipset.net

Des@stres

Todo ano empresas que trabalham com recuperação de dados divulgam as piores tragédias com dispositívos de armazenamento. E cada tragédia que passa você vai acreditar menos ainda que foi realidade. Então vamos ao top 10:

10 – Uma cliente “lavou” seus dados, após colocar acidentalmente um dispositivo portátil de armazenamento dentro da máquina de lavar roupa.

9 – O pai de um bebê derrubou seu memory stick em um prato de purê de maça, enquanto alimentava a filha. O dispositivo estava no bolso de sua camisa e caiu, quando ele se debruçou sobre o cadeirão.

8 – Um pescador levou seu laptop para o barco que virou, derrubando o homem e o computador em um lago.

7 – Um fotógrafo gravou imagens de um evento por cima das fotos de um casamento, sendo que ele ainda não havia entregado essas imagens aos noivos.

6 – Durante uma experiência, um cientistas acidentalmente derrubou ácido em seu disco rígido externo, “queimando” dados importantes.

5 – Durante uma discussão, um executivo atirou seu memory stick no parceiro. O dispositivo, com importantes planos da companhia, se partiu em diversos pedaços.

4 – Um incêndio destruiu um escritório inteiro. Sobraram alguns CDs com dados, que derreteram dentro de suas caixas.

3 – Um cientista estava cansado do barulho de seu disco rígido. Então, ele fez um furo na peça e jogou óleo, dando um fim no barulho e também no HD.

2 – Para testar as funcionalidades de um pára-quedas, uma câmera foi jogada presa a ele, de um avião. O pára-quedas não abriu e o eletrônico se partiu em diversos pedaços, mas seu cartão de memória foi recuperado.

1 – Depois de descobrir que uma invasão de formigas em sua casa e também em seu disco rígido, um fotógrafo jogou inseticida no HD, acabando com as formigas e com os dados.

É difícil de acreditar nessas estórias, mas são verdadeiras. Cada uma. Com informações do G1.

Vista Transformation Pack 8.0

Quando eu fui escrever esse tópico eu ia colocar uma série de downloads pra deixar o computador parecido com o vista. Qualquer lista de programas pra deixar o visual do XP como o do Vista tem que começar com o Vista Transformation Pack, mas quando eu fui ver as coisas que a versão 8.0.1 tinha, eu não precisei dizer mais nenhum outro programa, ta tudo nele. Então eu apresento o Vista Trasformation Pack 8.0.1.

Tudo o que você precisa para deixar o seu computador parecido com o Vista tá nele, não preciso colocar foto nem falar mais nada. Ele deixa seu XP como o Vista. Vai por mim.

Pra baixar clique aqui, na página escolha um mirror para a versão 8.0.1

Vale lembrar que de vez em quando ele dá uns bugs, mas é raro. E eu não me responsabilizo por nenhum problema que venha a acontecer por causa desse pack.

Até mais!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Tirando os itens fixos do menu Todos os Programas

A partir do Windows XP, os itens fixos que os programas colocavam no Menu Iniciar mudaram para a pasta Todos os Programas. Se você não gosta deles, ou não quer eles ali, tem duas opções:

A primeira é clicar com o botão direito em cima de cada um deles e excluir. Se não quiser mandar eles pro espaço mais quiser deixa-los em outro lugar você pode colocar eles em uma outra pasta no menu iniciar ou onde quiser para isso:
  1. Clique em Iniciar e no botão Todos os programas clique com o botão direito do mouse e escolha Explorar a pasta All Users(também pode ser Abrir a pasta All Users, a diferença é que explorando ele exibe a lista de pastas). No Windows Vista tanto faz entre um e outro, vai abrir tudo do mesmo modo.
  2. Na janela que abrir você vai ver os ícones, selecione eles e recorte-os(tome cuidado para não recortar a pasta programas)
  3. Para colocar num menu dentro da pasta Todos os Programas, abra a pasta Programas que também está aparecendo na tela.
  4. Crie uma pasta com o nome que quer que apareça, e cole os arquivos dentro dela.
  5. Para colocar em uma pasta em outro local, crie a pasta e cole-os dentro dela.

E com isso você tirou os ícones fixos do menu Todos os Programas.

Personalizar o menu iniciar

Estou de volta, agora anoite o calor diminu um pouco e está mais suportável. Então eu vou postar umas dicas com o Menu Iniciar, valida pro XP e pro Vista. Então vamos lá

Antes de começar vai nas propriedades do menu iniciar, para isso clique com o botão direito do mouse em um lugar vazio da barra de tarefas do menu iniciar e vai em propriedades. Lá mude para a aba Menu Iniciar.

Estilo do menu iniciar: logo que você mudar pra aba Menu iniciar vai aparecer as opções de estilo do menu, ai você escolhe a de sua preferência, o clássico ou o padrão do XP/Vista.

As dicas agora valem para o menu iniciar no estilo do XP/Vista: Clique no botão Personalizar para alterar outras configurações.

Tamanho dos ícones: quando abrir a janela de personalizar, a primeira opção vai ser o tamanho dos ícones. Você pode escolher grande ou pequeno.

Quantidade de programas: mais abaixo você pode escolher quantos programas vai aparecer na lista de programas mais usados.

E-mail e Internet: No menu iniciar tem as opções de E-mail e Internet para aparecer em destaque, para mudar o programa é só escolher o de sua preferência na caixa referente. Para tirar algum desses itens basta desmarcar ele.

Agora indo na aba avançado você tem mais opções. Lá você escolhe algumas coisas que vão aparecer e como vão aparecer. Depois é só clicar em OjK e pronto.

E uma dica extra: para deixar itens fixos no menu iniciar, é só clicar com o botão direito em cima dele no menu iniciar ou na pasta todos os programas e escolher Fixar no Menu Iniciar.

Computador pronto X Computador montado

Hoje em dia a facilidade na hora de se comprar um computador é grande, mas nem sempre o custo benefício é muito bom. Então hoje eu vou dizer as vantagens e disvantagens dos computadores prontos(os que vendem em lojas) e os montados(vendido em lojas de informática ou montado por você).

Os computadores vendidos em uma loja já vem prontos e alguns tem instalação grátis. Mas a maioria dos computadores à venda não tem uma boa configuração. Um dia eu até encontrei um computador bom, que só de olhar pra cara dele eu vi que era bom, só porque vinha com o controle do Windows Media Center e para rodar o Media Center tem que ter uma configuação razoavel. Dependendo da configuração do computador e das suas necessidades comprar um computador pronto pode ser bom, ou ruim.

Quando o governo lançou o Computador para todos, ele facilitou o acesso do computador para boa parte da população. A maioria das pessoas usa o computador pra fazer trabalhos escolares, Internet, MSN e orkut, nesse caso um computador vendido em loja serve. Mas para quem quer jogar, os computadores vendidos em lojas não serve, porque eles não vem com uma placa de vídeo boa, isso se vinherem com placa de vídeo, muitos vem com vídeo onboard. Uma coisa para vê na hora de escolher um computador em uma loja é ver o sistema operacional dele. Computadores com Vista Home Basic já são melhores, mas se você quiser um bom, tem que vir com o Vista Home Premium, que, por causa dos requisitos para rodar bem, fazem com que o computador seja melhor.

Mas para computadores prontos o que eu recomendo é comprar na Dell, não só pelos anúncios no site, mas porque os produtos são bons, e você escolhe a configuração, assim você monta o computador pras suas necessidades e com boa configuração. No caso de notebook eu também recomendo os da Dell, que são bons e baratos, mas se você tiver com dinheiro sobrando pra comprar um notebook, escolha o Sony Vaio, os modelos são com uma boa configuração e tem design e em várias cores, a única diferença é que só tem apartir de R$5.000,00 enquanto os da Dell são a partir de R$1.600,00. A vantagem é que os computadores vendidos na loja podem ter pronta entrega, e até os comprados pela internet podem chegar mais rápido do que os montados.


Os computadores montados tem suas vantagens, já que na maioria dos casos são mais baratos, e você monta como quiser, do gabinete ao monitor. Nos computadores montados você pode escolher uma configuração exatamente no que você precisa e pode colocar o que quiser. E o preço sai mais em conta, principalmente se for você que vai montar o computador e não um técnico ou uma loja, assim com uma boa pesquisa de preço você pode economizar bem(pra saber mais sobre como economizar na compra de um computador, leia esse post).

Caso você não saiba montar um computador e queira comprar numa loja de informática, pesquise bem as lojas, peça indicações, porque a loja pode colocar produtos de baixa qualidade falando que são de boa qualidade. E a maioria das lojas colocam Windows pirata, nesse caso, você teria que comprar uma versão original pra não acabar sendo descoberto e o Windows ficar cheio de mensagens que é pirata.

No caso de comprar em uma loja de informática você tem que saber qual configuração pedir, porque o vendedor pode querer te empurrar um computador com as peças ultrapassadas que estão no estoque, para saber os requisitos mínimos que você deve pedir para um computador, veja esse post.

Então para comprar um computador pronto você deve encontrar um modelo certo para suas necessidades, se você é um usuário comum, um computador da Positivo serve, mas se for um usuário avançado eu recomendo os computadores da Dell. Se preferir um computador montado ou montar você mesmo, pesquise bem as lojas e veja os preços, assim você compra um computador bom e barato. O único problema é que você vai ter que esperar ele ficar pronto, e isso pode ser rápido ou demorar, depende da loja.

E antes de terminar eu quero deixar bem claro: computadores prontos servem para usuários comuns, que não vão precisar de configurações avançadas. Se o usuário precisar de um computador com uma configuração melhor, o recomendado é comprar na Dell ou montar uma configuração na loja de informática da sua preferência.

Espero ter explicado melhor as vantagens e desvantagens dos computadores prontos e montados. Qualquer dúvida eu respondo. Até mais!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Amanhã no Internet Mix

Hoje eu não sei se vou postar mais coisas hoje, porque é chato passar um dia todo lendo um único blog. Mas pra amanhã eu to preparando uma matéria vendo o que é melhor: um computador pronto(os computadores com marca) ou um computador montado(feito por você ou em uma loja de informática).

Eu devo disponibilizar a matéria anoite, mas eu posso disponibilizar antes, vai depender do horário que eu for postar no blog.

Até mais!

Colocando a barra de inicialização rápida

A barra de inicialização é aquela barrinha de ícones que ficam do lado do botão Iniciar. Mas a partir do XP ela não vem ativada por padrão, então eu vou ensinar a ativar, que é muito fácil.

Tem duas maneiras. A primeira é clicando com o botão direito do mouse em uma área vazia da barra de tarefas e indo em propriedades, lá marcando Mostrar barra 'Inicialização Rápida'. A outra é clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas(também) e indo em Barra de ferramentas, lá escolhendo Inicialização rápida.

Assim a barra volta a aparecer.

Colocar seu nome do lado do relógio

Eu já ensinei como colocar o nome na Barra de tarefas do menu iniciar. Agora eu vou ensinar a colocar do lado do relógio.

Para colocar o seu nome vá no Painel de Controle, Opções regionais e de idioma. Na janela que abrir clique em Personalizar e vá para a aba Hora.

Para colocar do lado esquerdo: Na caixa Formato da hora coloque o nome que você quiser dentro de aspas simples ' , para não ficar grudado ao relógio, coloque um espaço antes de fechar aspas.

Para colocar do lado direito: Na caixa Formato da hora coloque depois da hora tt e na caixa Símbolo A.M. e Símbolo P.M. coloque o que você quer que apareça. Caso você queira o mesmo texto o dia todo coloque a mesma coisa. Se quiser um texto nas 12 primeiras horas e outro nas outras 12 horas do dia, basta colocar coisas diferentes no A.M. e no P.M.

Assim o seu relógio está personalizado. Fui!

Como personalizar o relógio

Cada um tem seu gosto, então eu vou dar umas dicas de como mudar as configurações do relógio. Então vamos lá.

Vá no Painel de Controle e abra as Opções regionais e de idioma. Vai abrir uma janela, nela clique em personalizar. Vá para a aba hora.

Lá tem a caixa Formato da hora, nela você escolhe como a hora vai ser exibida. Colocando HH o formato da hora vai ser de 24hs e colocando hh o formato vai ser de 12hs. Se você colocar apenas 1 h, 1 m e 1 s, a hora vai ser exibida sem zeros. Para exibir A.M. ou P.M., coloque depois do formato da hora um "t".

Para personalizar como o A.M. vai aparecer, coloque o que quiser na caixa Símbolo A.M., se quiser A.M. mesmo basta marcar a opção. O mesmo vale para o P.M.

Você também pode personalizar o separador, para isso basta colocar o que quiser na caixa Separador de Hora.

Agora o seu relógio vai ficar do geito que você quiser.

O que você deve fazer antes de comprar uma HDTV

O Brasil entrou na era da TV Digital, em alguns meses ela vai chegar em algumas outras cidades e até 2013 no país todo. Mas antes você deve pesquisar um pouco para não levar gato por lebre, para isso eu fiz uma lista das coisas que devem serem feitas antes da compra de uma HDTV.
  1. Verificar quando a TV digital chega na sua cidade, só compre uma TV com o conversor integrado quando estiver perto da chegada da TVD em sua cidade. Se não quiser esperar compre uma TV normal e depois um conversor. A não ser que você queira ficar com a tv guardada.
  2. Antes de comprar uma TV, veja o tamanho dela e prepare o canto na sua sala, quarto ou onde quiser. Não adianta comprar uma TV de 52 polegadas e não ter onde colocar.
  3. A maioria, quase todas, as TVs de Plasma não tem alta definição, então descarte essa opção, compre apenas de LCD.
  4. Pesquise preços, você pode economizar de uma loja pra outra, ou até mesmo pela internet ou telefone, o produto sai mais barato.
  5. O preço das tvs de LCD e dos conversores vão diminuir até o meio do ano que vem, por causa da demanda.
  6. Veja bem o modelo, para ter todo o potêncial da TV digital você deve comprar uma TV Full HD.
  7. Decida se o conversor vai ser integrado ou separado. Lembrando que no ano que vem vai ser lançado o Ginga, que vai permitir a interatividade. Os conversores vendidos até lá não permitirão a interatividade.
  8. Compre a TV na hora certa, compre só quando estiver perto do lançamento da TV digital em sua cidade, assim você fica com um produto melhor e mais barato.

Essas foram as minhas dicas do que fazer antes de comprar uma TV para ser utilizada com a TV digital. Não seja apressado, compre a tv faltando menos de 1 mês para sua cidade ter o sinal. E tome cuidado pra não ser enganado na loja

Google desativa e-mail de alguns usuários

Semana passada o Google desativou acidentalmente algumas contas do Gmail, classificando-as como de Spammers. Várias pessoas não conseguiram acessar suas contas, mesmo depois de um funcionário do Google afirmar que o problema estava resolvido.

Mesmo o Google reconhecendo que houve um erro, ele não vai entregar automaticamente os e-mails recebidos no período que a conta esteve bloqueada.

Por isso que eu prefiro o Hotmail. Com informações do ComputerWorld.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Manual do Windows Vista

Por diversos motivos você pode não ter o manual do Windows Vista, pode ser que você comprou o Windows em outro país e veio em outro idioma ou perdeu o manual. Então não precisa se preocupar, eu trago o manual do Vista em PDF para você, e em português! Mas de Portugal.


E lembre-se: pirataria é crime, não use Windows pirata. Eu postei esse arquivo com a intenção de ajudar quem perdeu ou tem o manual em outro idioma.