sexta-feira, 7 de março de 2008

Veja como o Vista SP1 é mais rápido

O site ExtremeTech fez uma comparação entre o Vista RTM(versão inicial), o Vista atualizado e o Vista SP1. A máquina que eles usaram é: processador Intel Core 2 Extreme QX6700, placa mãe ASUS Striker Extreme, 4GB de memória DDR2-800, 2 GeForce 8800 GTX(usando SLI), HD SATA II 72000.10 de 500GB(computador fraquinho, né). Depois de ver toda essa configuração, veja os resultados:

 

 

Dá pra ver claramente que o Vista SP1 tem um desempenho melhor que o Vista sem atualizações ou com as atualizações. Provavelmente quando lançarem a versão SP1(final) do Vista eu vou instalar de novo(se não fizer isso antes), o desempenho está bom, eu não tive problemas com programas ou drives, o único motivo que eu tive pra tirar já não vai mais me atrapalhar. Se quiserem ver o teste completo clique aqui. Até logo.

Como melhorar o desempenho de jogos e outros programas no Vista

Vejam como a dica é simples, mas vamos para a parte teórica primeiro. Todo programa quando fica aberto ocupa memória e processador, mesmo quando não está sendo visualizado. Em programas de tela inteira que exigem da memória e do processador, nós não usamos alguns programas que ficam abertos em só atrapalhando. Então quando você estiver jogando, usando o Windows Media Center ou qualquer outro programa de tela inteira, pode:

Fechar a SideBar(a barra com os gadgets).

Ela fica "viva" enquanto você joga ou vê suas mídias, isso ocupa memória e processador. Experimente, vai ver que vai ter uma melhora, mesmo que pequena. Se você quiser melhorar ainda mais o desempenho, veja este post. Até logo!

Desativando o SuperFetch e melhorando o uso da memória

O Windows Vista carrega na memória os programas usados com maior freqüência, para ele abrir mais rápido, mas isso pode não ser útil para alguns usuários, por isso é melhor desativa-lo e deixar mais memória livre, o que é bom para quem tem menos de 1GB. Siga os passos:

  1. No menu iniciar digite services.msc e precione Enter.
  2. Na parte direita, localize o SuperFetch e dê dois cliques nele
  3. Na janela que vai abrir, clique no botão Parar e na caixa suspensa do lado do texto Tipo de inicialização, escolha Desativado.
  4. Clique em OK.

Você deve sentir uma melhora no desempenho do computador. Até logo.

Várias dicas hoje

Hoje eu estou com raiva do linux e dos linuxers(no mau sentido), por isso eu estou com vontade de colocar dicas para PC, principalmente para o Windows Vista. E se você estiver se perguntando: Quando ele fica com raiva do Linux ele posta dicas? É mais ou menos isso, hoje de manhã a minha raiva foi tanta que não deu pra não querer postar dicas e comprovar(pelo menos para mim) que você pode fazer o que quiser com o Windows, mesmo ele tendo código fechado.

Por enquanto eu não vou dizer o motivo da minha raiva do linux hoje, mas o motivo é que um cara disse que no linux dá pra instalar 4 placas de rede e no Windows é só 1. Pelo menos se referindo ao XP ele está certo, eu tenho duas instaladas mas só tem 1 funcionando, a outra o Windows não encontra o driver de geito nenhum(as duas são da mesma marca/modelo). Eu sei que tem como instalar mais de uma placa(sempre tem como resolver os problemas), só não sei como, tenho que procurar. Mas acho que ele só queria se referir ao XP mesmo, porque nas versões Sever devem(não tenho certeza) suportar mais de uma placa de rede.

Voltando ao título, eu estou vendo umas dicas e já tenho umas selecionadas para postar. Eu tenho que seleciona-las para manter o padrão de qualidade do blog, onde eu testo as dicas antes de postar, mas como eu não tenho o Vista instalado(quando lançar o SP1 eu instalo de novo), eu só posso classificar dicas que falaram que funciona ou que tem imagens comprovando o processo. Até logo!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Sabe porque o telefone celular tem esse nome?

O nome telefone celular é esse poque porque cada área de ação das antenas dos celulares se chama célula, por isso o nome de telefone celular.

Internet Mix também é cultura!

Vocês sabiam que a Nokia...

... era uma fábrica de papel. Quando a Nokia foi fundada, em 1865 na Finlândia, ela era apenas uma fábrica de papel. No final do século XIX, a empresa se envonveu no negócio da borracha, que na época era associado com outros elementos químicos e fazia parte do setor desenvolvido tecnologicamente. Só a partir de 1960 foi criado um departamento de eletrônica, e o primeiro modelo de rediotelefone só foi desenvolvido em 1963. Hoje a Nokia é a maior fabricante de celulares.

Internet Mix também é cultura!

IE7 mais seguro que Firefox

De acordo com o CENZIC APPLICATION SECURITY TRENDS REPORT, no último trimestre de 2007, o IE7 teve a menor vulnerabilidade, com vantagem de 22% em relação ao Firefox. O Opera foi o que teve mais vunerabilidades, 38% e o Firefox ficou próximo, com 32%. Veja o gráfico com as porcentagem:

Em usuários do Firefox? O que vocês dizem mesmo? O Firefox é mais seguro que o IE7, né? Acho que ouvi errado, é isso mesmo? Até logo!

Internet Explorer 8

Hoje foi disponibilizado um beta público do Internet Explorer 8, e eu já o baixei. A princípio bem estável, não teve nenhum erro. Veja as minhas primeiras impressões:

Essa versão veio com as Atividades e WebSlices, eles são serviços que permitem que o usuário tenha informações facilmente. Os exemplos que vem com o IE8 são a opção de procurar um endereço no Windows Live Maps, procurar o significado da palavra selecionada no MSN Encarta, traduzir a página ou um link, procurar com o seu provedor de buscas padrão, e outras coisas do tipo.

Uma outra novidade que eu achei muito boa é que ele deixa o endereço do site em cinza e o domínio em preto, assim dá para identificar melhor os sites que a pessoas visitam e evitar cair em golpes.

Outra novidade que eu gostei é a opção de enviar uma página ou link por e-mail. Se você escolher enviar uma página, ele copia todo o conteúdo da página(exeto flashs) e coloca no seu programa de e-mail padrão, até o plano de fundo fica o mesmo. Ele também tem a Favorites bar, que substitui a barra de Links, mas ela pode ser desativada.

Uma função que é necessária é a emulação do IE7. O IE8 conseguiu passar pelos padrões de navegadores, e alguma páginas não são exibidas corretamente nele(a do MSN é um exemplo), para acabar com esse problema a pessoa pode emular o IE7, mas não vai perder nenhum recurso do IE8. E só por curiosidade: se você usar o IE no modo IE7, o seu navegador vai aparecer nos sites como sendo o IE7(é só ver na imagem no topo do blog), se você usar no modo IE8, aparece que você está usando o IE6(por isso é beta). A única coisa que eu não gostei foi que as barras de rolagem sempre aparecem, estando ativas ou não, só não aparecem se o modo IE7 estiver sendo emulado.

Para baixar o IE8 você pode clicar aqui e acessar o site oficial. Abaixo tem quatro imagens que eu fiz mostrando o navegador:

O navegador em sí: http://img338.imageshack.us/img338/2138/navegadorpd4.png

A página de nova aba e o menu Página: http://img141.imageshack.us/img141/8021/novaabaje7.png

Site no modo IE7: http://img512.imageshack.us/img512/2835/siteemulandoie7kh1.png

Site exibido no IE8: http://img512.imageshack.us/img512/8626/sitenomodoie8ym5.png

Até logo!

Atalho para adicionar ao Windows Live Favorites

Se você usa o Windows Live Favorites, mas sempre que quer adicionar uma página como favorita lá, tem que acessar o site para criar o favorito, eu tenho a solução. A solução é um simples link que ao clicar, vai abrir uma janela para adicionar as informações da página e salva-la como favorita. Essa dica foi feita pela própria equipe do Favorites e está disponível no site. Vamos lá:

Clique com o botão direito do mouse em cima do link que eu vou colocar abaixo e escolha Adicionar ao Favoritos. Você pode salvar na pasta Links se quiser que ele fique em uma barra(vou explicar melhor abaixo) ou simplesmente deixar na pasta favoritos, junto com os outros links.

O link é este: Adicionar ao Favorites. Quando você mandar adicionar ao favoritos, vai falar que ele não é seguro, isso acontece porque o link é um javascript, porque ele abre em um pop-up.

Se você salvou na pasta links, mas a barra de links não está aparecendo, faça o seguinte: clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar das barras do IE, e escolha Links, a barra vai aparecer. Se só aparecer o nome links com duas setas do lado, destrave a barra de ferramentas e mude a posição da barra links.

Depois que adicionar o link, clique nele, a página vai ficar branca e vai falar que o IE bloqueou um pop-up. Configure para ele liberar os pop-ups do site favorites.live.com. Depois é só clicar no botão que a janela vai abrir e você vai poder adicionar o site ao Windows Live Favorites. Até logo.

Botão Windows Live para Toolbar

Ontem eu criei um botão para a Windows Live Toolbar, e hoje ele foi aprovado. O botão tem um atalho para quase todos os sites do Windows Live. Para usar o botão é necessário a Windows Live Toolbar que você pode baixar aqui. Para baixar o botão clique aqui.

Estou no começo ainda, tem mais coisas por vir. Até logo!

Yahoo! tenta negociar com a AOL

De acordo com jornais americanos, o Yahoo! e a Time Warner inciaram conversas cobre uma possível união. Se a união for feita, envolverá a parte da AOL. De acordo com o The New York Times, a AOL é muito pequena para comprar o Yahoo!, e as hipóteses prováveis são de uma joint-venture ou de uma fusão entre as duas. Caso occora alguma coisa entre o Yahoo! e a AOL, o Google também vai gostar, já que tem 5% da AOL.

É, o Yahoo! tá desesperado pra conseguir uma outra oferta melhor que a da Microsoft. Não perca o próximo capítulo desta novela. Com informações do G1.

terça-feira, 4 de março de 2008

Visitem o Internet Mix amanhã

Ontem eu não postei e hoje este vai ser o único post. Ontem eu não postei porque não tinha em mente o que postar e hoje simplesmente porque eu vou aproveitar e juntar minhas idéias de hoje e postar amanhã e preparar algumas para amanhã. Se tudo der certo amanhã vai ter muitas coisas interessantes, não vou dizer o que é mas pelo menos de alguma delas você vai gostar.

Então amanhã, a partir das 18 ou 19 horas(horário de Brasília) já deve ter algumas coisas. E antes de terminar, hoje é o meu aniversário, até mais!

domingo, 2 de março de 2008

Colocando um site como papel de parede

É isso mesmo, eu não escrevi o título errado não, tem como colocar um site como papel de parede. Pra fazer é simples, um pouco mais complicado que colocar um papel de parede normal, mas é fácil. Vamos a dica:

  1. Abra as propriedades do vídeo e mude para a aba Área de trabalho.
  2. Clique em Personalizar área de trabalho.
  3. Mude para a aba Web
  4. Clique em Novo
  5. Agora digite o endereço do site que você quer que seja o papel de parede ou escolha um arquivo HTML do seu computador
  6. Clique em OK. Ele vai sincronizar(baixar) a página.
  7. Depois disso selecione a página que você escolheu e clique em Propriedades.
  8. Muda pra aba do meio
  9. E clica em Novo
  10. Na tela que abrir você configura quando a página vai ser atualizada
  11. Dê OK em tudo
  12. Vai aparecer no Desktop um quadrado com a página, ele parece não ter borda mas tem, é só você redimensionar ele para o tamanho que quiser. Se quiser na tela toda, coloque o mouse na parte superior do quadrado e vai aparecer uma barra, clique no botão que tem o símbolo de uma janela(o terceiro da direita pra esquerda), agora a página vai ocupar todo o desktop.

Viu, dá pra colocar um site como papel de parede. Se quiser pode colocar o iGoogle ou a Live.com como papel de parede. Até mais!

Será que a Microsoft quer mesmo acabar com os vírus?

Hoje eu pensei nisse e chegei a resposta ao mesmo tempo, será que a Microsoft quer mesmo acabar com os vírus? Eu pensei e analizei o mercado de vírus e cheguei a uma conclusão, mas antes de dize-la, vou colocar os "cáuculos".

Atualmente há grandes empresas que lucram muito criando anti-vírus, até mesmo a Microsoft tem o seu próprio anti-vírus. O mercado de vírus movimenta um bom dinheiro para os hackers e uma quantidade ainda maior para as criadoras de anti-vírus. Para todo anti-vírus gratis tem uma versão paga. Além disso tem também os anti-spyware, e as empresas os vendem separado dos anti-vírus(mas a tendência é, no futuro, eles se integrarem), e é difícil achar programas grátis desse tipo. Isso tudo é um mercado que lucra protegendo mais de 95% dos computadores.

Mas porque a Microsoft não cria algo para proteger o Windows nativamente, e de graça? Talvez possa ser pressão do mercado ou talvez seja cooperação com as empresas de anti-vírus, mas incapacidade da Microsoft é que não é. No Windows Vista a segurança foi aprimorada, mesmo assim os vírus podem conseguir agir. Porque a Microsoft não colocou um anti-vírus nativo no Vista? Porque ela também quer lucrar.

Eu já criei dois posts falando sobre o Windows Live OneCare, esse programa é um anti-vírus, anti-spyware e firewall da própria Microsoft, e se não me engano custa US$ 50,00 por ano. Porque a Microsoft não colocou o OneCare nativamente no Windows, substituindo a Central de Segurança? Antes do lançameto do Vista o OneCare já estava disponível. O motivo deve ser o lucro.

Se a Microsoft trocasse a Central de segurança pelo OneCare, o mercado de anti-vírus acabaria, seriam milhões ou até mesmo bilhões economizados, já que não haveria a necessidade de usar anti-vírus, e a Microsoft também deixaria de lucrar, porque para cada Windows vendido ela estaria dando um anti-vírus de graça e para sempre.

No final de tudo chegamos a conclusão de que a Microsoft não está interessada em acabar com os vírus, e junto acabar com um mercado que movimenta um bom dinheiro por ano. Se houvesse o interesse, o Vista teria um anti-vírus integrado, anti-vírus que a própria Microsoft já vende. Mas nós pagamos por um sistema e ainda temos que pagar pela proteção do sistema, e de vez em quando para a própria Microsoft. No final, nenhuma empresa quer que os vírus acabem, só os usuários do Windows que querem.

Agora eu criei uma teoria de conspiração, o problema é que o meu apartamento(olha a conhecidência) não é preparado igual o do filme. Mas a verdade é essa, as empresas não querem que o Windows seja seguro. Até mais!