quarta-feira, 5 de março de 2008

Internet Explorer 8

Hoje foi disponibilizado um beta público do Internet Explorer 8, e eu já o baixei. A princípio bem estável, não teve nenhum erro. Veja as minhas primeiras impressões:

Essa versão veio com as Atividades e WebSlices, eles são serviços que permitem que o usuário tenha informações facilmente. Os exemplos que vem com o IE8 são a opção de procurar um endereço no Windows Live Maps, procurar o significado da palavra selecionada no MSN Encarta, traduzir a página ou um link, procurar com o seu provedor de buscas padrão, e outras coisas do tipo.

Uma outra novidade que eu achei muito boa é que ele deixa o endereço do site em cinza e o domínio em preto, assim dá para identificar melhor os sites que a pessoas visitam e evitar cair em golpes.

Outra novidade que eu gostei é a opção de enviar uma página ou link por e-mail. Se você escolher enviar uma página, ele copia todo o conteúdo da página(exeto flashs) e coloca no seu programa de e-mail padrão, até o plano de fundo fica o mesmo. Ele também tem a Favorites bar, que substitui a barra de Links, mas ela pode ser desativada.

Uma função que é necessária é a emulação do IE7. O IE8 conseguiu passar pelos padrões de navegadores, e alguma páginas não são exibidas corretamente nele(a do MSN é um exemplo), para acabar com esse problema a pessoa pode emular o IE7, mas não vai perder nenhum recurso do IE8. E só por curiosidade: se você usar o IE no modo IE7, o seu navegador vai aparecer nos sites como sendo o IE7(é só ver na imagem no topo do blog), se você usar no modo IE8, aparece que você está usando o IE6(por isso é beta). A única coisa que eu não gostei foi que as barras de rolagem sempre aparecem, estando ativas ou não, só não aparecem se o modo IE7 estiver sendo emulado.

Para baixar o IE8 você pode clicar aqui e acessar o site oficial. Abaixo tem quatro imagens que eu fiz mostrando o navegador:

O navegador em sí: http://img338.imageshack.us/img338/2138/navegadorpd4.png

A página de nova aba e o menu Página: http://img141.imageshack.us/img141/8021/novaabaje7.png

Site no modo IE7: http://img512.imageshack.us/img512/2835/siteemulandoie7kh1.png

Site exibido no IE8: http://img512.imageshack.us/img512/8626/sitenomodoie8ym5.png

Até logo!