quarta-feira, 9 de abril de 2008

Acesso ao Wordpress pode ser bloqueado no Brasil

Abro o Safari for Windows, vou vendo as últimas notícias no G1 e antes de clicar em um atalho na bookmarks bar eu reparo que tem notícias sobre tecnologia na página, vou ver e vejo mais um exemplo de censura, o segundo hoje.

Dessa vez o motivo é um blog no Wordpress. Uma decisão da justiça expedida no final de março diz que o acesso a um blog hospedado no Wordpress deve ser proíbido, mas o único modo de se fazer isso é impossibilitando o acesso aos blogs hospedados no wordpress.com.

O curioso é que não foi divulgado para a imprensa o endereço do blog e o que tem de errado nele. Também não se sabe quando a decisão será cumprida.

Agora vem a pergunta: o Brasil quer ser igual a China e bloquear a Internet? Acho melhor os nossos juízes arrumarem algo melhor pra fazer, o que tem de processo na justiça é mais importante do que bloquear o acesso a um site sem dizer o motivo. Se for para imitar algum país, imite os EUA que são contra a censura. Porque ao invés de bloquearem o acesso, não pedem ao Wordpress para que tire o blog do ar?

E pela segunda vez hoje eu digo que estou usando o meu direito de liberdade de expressão e que qualquer bloqueio ao meu blog é censura.

Proibição de jogos

Hoje vi que mais um jogo foi proibido, desta vez só no Rio Grande do Sul, mas proibir jogos só porque são violentos é o certo? Eu acho que não. Pra que foi inventado a classificação etária, o Ministério da Justiça classifica filmes e JOGOS.

No cinema, se um filme tem a classificação de 18 anos, uma pessoa com uma idade menor não consegue assistir(isso funciona, eu já tentei e infelizmente não consegui assistir Jogos Mortais 3 no cinema), o mesmo poderia ser feito com a venda dos jogos, pessoas maiores de 18 anos podem comprar os jogos violentos e os menores não. A loja que fosse flagrada descumprindo, pagaria multa, igual acontece no cinema.

A EA tem jogos que a classificação etária é em português(um exemplo são os últimos Clássicos EA), na parte da frente da capa tem o L no quadrado verde e escrito que o jogo é livre. Nos jogos para maiores de 18 anos, teria o 18 num quadrado preto e escrito que o jogo não é recomendado para menores de 18 anos. Se o menor quiser jogar um jogo para maiores teria que pedir para alguém comprar, se for o responsável ele veria e escolheria se é bom ou não para o filho e se quem comprasse fosse um amigo, quando o menor estivesse jogando o responsável veria a capa e saberia que o jogo não é recomendado para a idade do filho e a utilização fica a critério do responsável.

Na minha opinião proibir um jogo é censura. Qualquer um pode alugar filmes violentos e deixar um menor ver, o mesmo aconteceria com os jogos, mas só vê se a outra pessoa quiser. Quando se proíbe um jogo, se incentiva a pirataria, as lojas param de vender mas os camelôs continuam, e isso ainda faz um marketing gratuito. Outro método é a Internet, tem sites especializados no download de jogos, alguns com quase todos os jogos para alguns videogames.

Então porque os juízes ao invés de ficarem proibindo os jogos, não cuidam de coisas mais importantes(e tem muitas), e deixam a parte responsável pela classificação dos jogos fazerem o trabalho e eles apenas garantem que os jogos serão vendidos nas faixas etárias certas.

Tá aí a minha opinião. Podem concordar, discordar, mas essa é a minha opinião e ninguém pode me proibir de escrever isso, porque eu tenho o direito de liberdade de expressão e proibir algo seria censura, e o Brasil não é a China.