sábado, 29 de dezembro de 2007

Saiba a velocidade da sua conexão

Se você usa Internet banda larga, sabe qual é a verdadeira velocidade que você está conectado? 300Kbps, 500, 1Mbps. Não, nem sempre a velocidade que você recebe é a que você paga. Então, hoje que deu pra ver que a velocidade da minha Velox realmente voltou ao normal eu vou dizer como saber a velocidade da sua conexão. Essa dica só serve para quem usa Internet banda larga, você vai saber o porque agora.

Como na Internet banda larga a troca de dados não é constante como na Internet discada, a velocidade pode variar e você não tem como saber de forma segura a verdadeira velocidade que você está conectado. A variação acontece porque as empresas tem mais usuários do que é capais de suportar, elas fazem isso porque os usuário provavelmente não vão ficar on-line ao mesmo tempo(mas quando elas vendem de mais acaba acontecendo igual o que houve com a Velox, que ficou uma lentidão total em várias partes do Brasil). Um outro exemplo que eu vi uma vez é que a velocidade da Internet é igual a velocidade máxima de um carro, é uma mas você não vai usar naquela velocidade o tempo todo.

Mas para a salvação dos usuários tem os medidores de velocidade on-line, que dizem a velocidade da conexão, mas eles não são 100%, mas são bem úteis. Abaixo eu vou listar uns medidores, escolha um e veja a sua velocidade. Se você paga por 1Mbps e falar que tá conectado a 900Kbpsótimo, se falar que você tá conectado a 1024kbps em mais de um teste, considere-se uma pessoa de sorte. Se a velocidade estiver acima de 700kbps tá bom, abaixo de 200kbps é velocidade baixa de mais. Faça algo como essas velocidades que eu disse, de acordo com a velocidade da sua conexão(NÃO use as mesmas proporções que eu usei, e isso é um conselho pessoal), se você achar que a velocidade está muito baixa, pode ligar para a empresa que oferece a Internet e reclamar(não esqueça de saber o que o contrato diz). E faça mais de um teste e veja a variação, a velocidade pode ficar maior e menor dependendo do horário do dia, os que tem mais pessoas conectadas a velocidade fica menor(na maioria dos casos), e nos horários que tem menos pessoas a velocidade fica maior.

Então vamos lá, abaixo estão os medidores, clique em um e faça o teste, todos são de graça.

Intel - Também calcula a duração de um download.
RJNet - O teste é instantâneo.
A Beltrónica - Faz teste para servidores nacionais e internacionais.
Gratis.com.br - Logo que abrir a página já começa a medir a velocidade.

Um outro modo de saber a velocidade da sua conexão é fazendo um download, escolha um arquivo que esteja em um servidor grande e baixe-o. Pegue a velocidade que o arquivo está sendo baixado e multiplique por 8, essa é a velocidade da sua conexão. Mas o downdoad deve ser de um servidor grande, com uma velocidade boa, porque se a velocidade que o servidor vai te oferecer é menor do que a da sua conexão não vai dar para fazer o calculo com precisão.

Só isso já tá bom, faça pelo menos 3 testes para saber uma velocidade média. Durante o teste não use a Internet, não deixe baixando nada e de preferência feche o "MSN"(e todos os programas do tipo). E antes de ligar para a empresa reclamando da velocidade baixa, espere uns dias(a não ser que você pague uma velocidade muito alta e esteja recebendo menos que a discada) e faça vários testes em vários horários, se a velocidade continuar muito baixa, ligue, mas veja o contrato, se tiver alguma ressalva em relação à velocidade, talvez você não vai poder reclamar. Be Happy!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Deixando o Vista totalmente em Português

Quem comprou o Vista em outro país e ele veio em algum outro idioma(na maioria em inglês), devem ter baixado uma atualização para deixar o sistema em português. Mas não fica tudo em português, somente as coisas depois do login. Mas isso tem como resolver, siga os passos:
  1. Vá no Painel de controle
  2. Opções regionais e de idioma
  3. Mude para a aba Administrativo
  4. Copiar para contas reservadas
  5. Vai abrir uma tela de segurança do Windows e depois vai aparecer uma janela. Marque a primeira caixa para deixar o sistema em português para os outros usuários e a segunda caixa para deixar tudo antes de efetuar o login em português.
  6. Clique em OK, OK,

Agora seus problemas acabaram, todo o sistema está em português. Be Happy!

Porque o valor do dólar é importante na tecnologia

Você pode achar que as informações do preço do dólar não vão influenciar nada na sua vida, mas vão sim. Quanto mais geek você for, mais importante é saber o valor do dólar. Quanto mais barato for o dólar, mais barato você paga pelo produto.

Com a moeda americana barata, o produto importado dos EUA vai custar menos, e assim esse produto no país vai custar menos. Mas tem uma coisa que se deve prestar muita atenção: o dólar que você vê o preço é diferente do dólar que você compra. O o preço que você nos jornais é o do dólar comercial, que é o valor que as empresas pagam quando fazem grandes importações. O dólar que você compra tem um preço um pouco maior, e é esse o valor que você paga.

Quando você vai comprar nos EUA, você compra os dólares aqui, viaja e compra os produtos, depois volta para o país e paga(ou não) o imposto, quanto menos o valor do dólar, menos você gasta comprando ele e com isso o valor do produto fica menor. Quando uma loja importa produtos dos EUA, ela paga o valor do dólar comercial, e quanto menos a empresa pagar pelo produto nos EUA, menos você paga pelo produto na loja.

Então, depois dessa repetitiva explicação, deu para entender que o valor do dólar é importante para o preço dos eletrônicos no Brasil. Então é torcer pro preço diminuir, porque quanto mais barato for, menos você paga pelo iPod na loja, o iPhone do Mercado Livre, o Wii que seu amigo pode trazer pra você ou o notebook que você compraria quando for pra lá. Menor o dólar, menor o preço dos eletrônicos. E antes de terminar uma observação: caso você ainda não tenha percebido, essa redução de preço só vale para quem mora fora dos EUA(exeto no Equador), que usam outra moeda a não ser o dólar americano.

Lego games

Eu já brinquei muito de Lego, e de vez em quando ainda pego a caixa(cheia de poeira) e monto alguma coisa de Lego. Mas um modo de relembrar isso são com os jogos. Depois dos jogos do Lego Star Wars, vem aí Lego Batman e Lego Indiana Jones, previstos para 2008. Quem é fanatico vai ter mais opções de jogos para relembrar os bons tempos. Agora só falta fazer um Lego Mario Bros, seria perfeito.

Guia completo de teclas de atalho[atualizado para o Windows 8]

Agora você vai saber como aproveitar o teclado ao máximo. Abaixo tem um guia completo com praticamente todas as teclas de atalho do Windows. Eu não vou falar os atalhos com a tecla Windows, para ve-los clique aqui. Então vamos lá:

Para relembrar e ensinar caso você não saiba: Quando tiver o símbolo '+' quer dizer que você tem que precionar as teclas simultaneamente. A tecla 'Shift' é a que tem uma seta grande apontando para cima, o teclado tem duas dela. A tecla 'Tab' é a que tem duas setas, uma apontando para um lado, ela fica em cima do Caps Lock. A 'Tecla de atalho de aplicativo' é a que tem um menu com uma seta, fica entre a tecla Windows e o Ctrl. Backspace é a tecla que tem uma seta apontada para a esquerda e fica do lado esquerdo da tecla Insert, em alguns teclados o nome aparece.

Windows em geral:
Ctrl + Esc: Abre o menu Iniciar
Ctrl + Alt + Del: Abre o Gerenciador de tarefaz
Alt + Tab: Alterna as janelas abertas. Segure o Alt e vá teclando Tab até chegar à janela desejada, ai solte tudo.
Shift + Alt + Tab: Alterna as janelas abertas em ordem reversa.
Alt + Esc: Alterna para a janela anterior da barra de tarefas
Ctrl + Tab: Alterna as abas das janelas. Em qlguns programas alterna entre os documentos abertos.
Shift + Ctrl + Tab: Alterna as guias de forma reversa.
Alt + F4: Fecha a janela ativa. Se nenhuma janela estiver ativa, abre a caixa de diálogo "Desligar o Computador".
ALT + Espaço: Abre o menu de controle da janela ativa(igual à clicar no símbolo do programa na barra de título).
F10: Seleciona os menus do programa atual.
Telca de atalho de aplicativo: Abre o menu do objeto selecionado
Shift + F10: Igual a clicar com o botão direito no objeto selecionado. Tem a mesma função da 'Tecla de atalho de aplicativo'.
Print Screen: Copia uma imagem da tela atual para a área de transferência.
Alt + Print Screem: Copia uma imagem da janela ativa para a área de transferência.
Alt + Letra sublinhada de menus ou botões: Acessa o menu ou botão.
Turbo + Shutdown: Desliga o computador(caso não tenha a tecla turbo, só aperte a shutdown). A tecla shutdown pode estar só com o símbolo de desligar.
Turbo + Sleep: Coloca o computador para dormir(mesmas regras da de cima).
Turbo + Wake up: Acorda o computador(mesmas regras da de cima).
Windows Explorer:
F3: Pesquisar arquivo na pasta atual.
F4: Abre a lista da barra de endereços.
F5: Atualiza a janela atual.
F6: Seleciona o texto na barra de endereços.
F11: Abre a janela em tela cheia. Para voltar ao normal precione novamente o F11.
Ctrl + H: Abre o histórico.
Backspace: Abre a pasta pai(acima).


Manipulação de textos e arquivos

Ctrl + C: Copiar seleção.
Ctrl + V: Colar.
Ctrl + X: Recortar.
Ctrl + A: Selecionar tudo no campo atual.
Ctrl + T: Selecionar tudo no campo atual(quando o atalho acima não funcionar).
Ctrl + Z: Desfaz a última ação de edição, se possível. Cuidado ao usar este atalho no Windows Explorer.
Ctrl + O: Novo documento
Ctrl + A: Abrir documento
Ctrl + B: Salvar documento
Ctrl + P: Imprimir


Texto em diversos programas:

Seta esquerda: Coloca o cursor um caractere anterior.
Seta direita: Coloca o cursor um caractere depois.
Seta acima: vai para a linha de cima, na mesma coluna.
Seta abaixo: Vai para a linha de baixo, na mesma coluna.
Shift + Seta esquerda: Vai selecionando tudo à esquerda do cursor.
Shift + Seta direita: Vai selecionando tudo à direita do cursor.
Shift + Seta acima: Seleciona tudo até o mesmo ponto na linha superior. Utilize as outras setas para deixar no ponto correto.
Shift + Seta abaixo: Seleciona tudo até o mesmo ponto na linha inferior. Utilize as outras setas para deixar no ponto correto.
Home: Coloca o cursor no começo da linha.
End: Coloca o cursor no final da linha.
Shift + Home: Seleciona tudo do cursor até o início da linha.
Shift + End: Seleciona tudo do cursor até o fim da linha.
Page Up: Rola uma tela acima.
Page Down: Rola uma tela abaixo.
Insert: Alterna entre inserir ou substituir caracteres ao digitar.
Delete: Exclui caracteris à direita do cursor.
Backspace: Exclui caracteres à esquerda do cursor.
Shift + Qualquer tecla: Coloca o símbolo secuntário na tela, no caso de letras, alterna entre maiúsculas ou minúsculas.
Alt Gr + Qualquer tecla: Coloca o símbolo terciário da tecla(somente nas que possuem três símbolos).
Caps Lock: Alterna entre maiúsculas e minúsculas ao digitar
Num Lock: Liga ou desliga o teclado numérico. Quando desligado é ativado a função secundária das teclas numéricas.


Internet Explorer

Backspace: Voltar(desde que nenhuma caixa de texto esteja selecionada).
Shift + Backspace: Avançar(desde que nenhuma caixa de texto esteja selecionada).
Alt + Home: Página inicial
F3: Pesquisar na web
F4: Mostra a lista da barra de endereços
F5: Atualiza a página
F6: Seleciona a barra de endereços
F11: Abre a página em tela cheia. Para voltar ao normal precione novamente o F11.
Ctrl + F: Pesquisar texto na página atual.
Ctrl + D: Adiciona a página atual nos favoritos
Tab: Avança de link em link ou de objeto em objeto na página.
Shift + Tab: Volta de link em link ou de objeto em objeto na página.
Ctrl + H: Abre o histórico.
Ctrl + I: Abre os favoritos.
Ctrl + O: Abre arquivo, site ou uma URL qualquer.
Home: Vai para o topo da página.
End: Vai para o fim da página.
Espaço: Rola a tela para baixo
Shift + Espaço: Rola a tela para cima
Setas de direção: Rolam a tela no sentido da tecla.
Page Up: Rola a tela para cima
Page Down: Rola a tela para baixo
Shift + Clique em um link: Abre o link em uma nova janela.


Internet Explorer 7

Ctrl + T: Nova aba.
Alt + Enter: Nova aba com a URL da barra de endereços(se ela estiver selecionada).
Alt + Enter: Nova aba com a pesquisa(se a caixa de pesquisa estiver selecionada).
Ctrl + Q: Ver mimiatura das abas.
Ctrl + Tab: Alterna entre as abas.
Ctrl + Shift + Tab: Alterna entre as abas de forma reversa.
Ctrl + um número de 1 a 8: Alterna para a aba na posição so número.
Crtl + 9: Alterna para a última aba.
Ctrl + W: Fecha a aba atual.
Ctrl + Alt + F4: Fecha todas as abas, menos a atual.
Ctrl + Clique: Abre link em uma nova aba, sem traze-lo para frente.
Ctrl + Shift + Clique: Abre o link em uma nova aba, mas trazendo para frente.
Botão do meio do mouse: Abre o link em uma nova aba, sem traze-lo para frente. Caso o seu mause tenha apenas 2 botões e o scrool, o scrool é o botão do meio.


Atualização: como este post foi originalmente feito antes do lançamento do Windows 7, as teclas de atalho que foram criadas para ele não estavam presentes. Isso não é mais um problema, agora elas estão aqui.


Windows 7:
Windows + Home: Minimiza todas as janelas, menos a que esta em uso.
Windows + Espaço: Deixa todas as janelas transparentes, mostrando o desktop
Windows + Setas: Move a janela para direita, esquerda da tela (use com SHIFT para mover para um segundo monitor)
Windows + G: Mostra os widgets adicionados ao desktop
Windows + T: Alterna entre os itens na barra de tarefas.
Windows + P: Em micros com mais de um monitor ou projetor modifica os modos de exibição
Windows + sinas “+” e “–”: Controla o recurso de zoom no desktop
Windows + Nº 1 a 9: Escolhe um aplicativo conforme a ordem da barra de tarefas.
Windows + X: Num notebook, carrega o Windows Mobility Center, que exibe informações sobre a bateria, rede sem fio etc.
Shift + Clique num item da barra de tarefas: Abre uma nova instância(janela) do programa (dá pra fazer o mesmo clicando com o botão do meio do mouse).

Atualização: este post foi feito há vários anos, antes do lançamento do Windows 7 e 8. Mas ele está atualizado e abaixo estão as teclas de atalho do Windows 8.

Windows 8:
Windows + Espaço: Muda o idioma e layout do teclado.
Windows + O: Trava a rotação da tela(para computadores com acelerômetro).
Windows + V: Alterna entre as notificações do sistema.
Windows + Shift + V: Alterna entre as notificações do sistema em ordem inversa.
Windows + Enter: Abre o Narrador.
Windows + PageUp: Move a tela Iniciar ou um aplicativo Metro para o monitor da esquerda.
Windows + PageDown: Move a tela Iniciar ou um aplicativo Metro para o monitor da direita.
Windows + C: Abre a barra de Charms.
Windows + I: Abre o charm de configurações.
Windows + K: Abre charm de conexões.
Windows + H: Abre o charm de compartilhamento.
WIndows + Q: Abre o painel de busca.
Windows + W: Vai para as configurações no charm de busca.
Windows + F: Vai para os arquivos no charm de busca.
Windows + Tab: Alterna entre os aplicativos.
Windows + Shift + Tab: Alterna entre os aplicativos em ordem inversa.
Windows + Ctrl + Tab: Alterna entre os aplicativos enquanto os exibe.
Windows + Z: Abre a barra de aplicativos.


Vale lembrar que o Ctrl + T, Ctrl + W e Ctrl + Tab funcionam com quase todos os programas que utilizam abas.


Agora acabou, depois desse texto enorme, acabou os atalhos. Como eu disse, tem praticamente todos. Esses atalhos podem ser bem úteis, eu não uso mais o copiar ou colar pelo menu, vou direto no Ctrl + C ou Ctrl + V, essa lista de atalhos é grande mas é útil.

Antivírus estão ficando mais ineficazes

Uma notícia preocupante: um estudo que vai ser divulgado por uma revista alemã diz que os antivírus estão cada vez mais ineficazes contra vírus novos. No estudo foram usados mais de um milhão de vírus lançados nos últimos 6 meses, o Anvisa Antivírus e o Gdata Antivírus 2008 conseguiram detectar mais de 90% das ameaças, o Avast, o AVG Anti Malware e o Bit Defender também alcançaram "resultados muito bons".

Agora vem a parte preocupante: dos 17 antivírus testados nenhum foi bem na detecção de ameaças desconhecidas. No início do ano a taxa era de 50% e agora caiu para 30%. Os principais motivos para essa queda é a profissionalização dos criadores de malwares e as técnicas usadas por eles para fugirem dos antivírus.

Esses são dados preocupantes, já que nem com antivírus nos estamos seguros e criar um vírus é fácil, até os antivírus identifica-los é o problema.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Vírus

Eu fico vendo umas comunidades sobre o Linux(só pra ver o que eles falam de mal do Windows) e o principal motivo que eles dizem pras pessoas que Linux é melhor é que não tem vírus. Mas afinal, tem ou não tem vírus. Eu vou dizer tudo o que penso em relação a isso agora, e se você já leu o post sobre o Linux vai reconhecer algumas coisas.

Antes de mas nada TODOS os sistemas operacionais tem vírus, mas uns tem (muito) mais que os outros. A desculpa de que o Linux é mais seguro é mentira, isso porque os hakers não tem interesse em criar vírus pro Linux, não seria lucrativo para eles, o mesmo vale para o Mac OS. Um dia eu vi num anúncio no jornal, quando o Submarino virou revendedor autorizado da Apple, falando o porque de usar Mac OS. Um dos motivos era que o sistema é mais seguro e não tem vírus, mas isso é tudo estória, tem vírus sim, só que pouco.

Essas estórias de que Linux e Mac OS são mais seguros são só estórias. Se eles fossem tão populares quanto o Windows eles também teriam muitos vírus. Isso não acontece, porque a base do Linux é de menos de 1% dos computadores pessoais e a do Mac eu não sei, mas é pouca, já que o Windows domina mais de 90%. Um hacker cria os vírus e spywares para lucrarem com as informações obtidas, se o vírus só vai afetar menos de 10% dos computadores pessoais, não vai valer apena criar o vírus. Assim a maioria dos vírus fica com o Windows.

E além do mais os usuários do Windows na maioria das vezes só pegam vírus porque não se cuidam, sabendo se cuidar os vírus só entram pela porta da frente. No Linux ou Mac OS se um vírus entrar(é possível) já era, no Windows pode ter cura.

Então falar que o Windows não é seguro é MENTIRA. Todos os sistemas tem suas falhas, mas elas são mais exploradas nos sistemas com maior quantidade de usuários(no caso o Windows). Isso quer dizer que Linux não é à prova de vírus e o mesmo com o Mac OS. Então, os usuários do Linux(e do Mac OS também) que dizem que esses sistemas não pegam vírus e que são super seguros, fiquem de olho porque vocês estão falando mentira e lembre-se do que seus pais lhe ensinaram que mentir e feio.

Num Lock ativo na tela de escolha de usuário

O XP tem por padrão manter o Num Lock desativado na tela de escolha de usuário, com isso, se você usar uma senha numérica(como eu) vai ter que ficar ativando o teclado numerico toda vez que for digitar a senha, mas tem como resolver isso. Siga os passos:
  1. Vá em Iniciar, Executar e digite: regedit, clique em OK
  2. Abra esses registros: HKEY_USERS > Defaut > ControlPanel > Keyboard
  3. Troque o valor da chave: InitialKeyboardindicator de 0 para 2
Se você não quiser mexer no registro do sistema, mas quer fazer a dica, então veja isso.
Agora toda vez que você passar pela tela de escolha de usuário o Num Lock vai estar ativo. Be Happy!

Utilidades da tecla Windows

A tecla Windows não serve apenas para abrir o menu iniciar, ela tem outras finalidades em conjunto com outras teclas. Então ai vai a lista:

Windows + D: Minimiza ou restaura todas as janelas
Windows + E: Abre o Windows Explorer
Windows + F: Abre o Pesquisar para arquivos
Windows + R: Abre a janela Executar
Windows + L: Tranca a tela
Windows + U: Abre o Gereciador de Utilitários
Windows + CTRL + F: Mostra o Pesquisar para computador(em rede)
Windows + Shift + M: Desfaz minimizar(para todas as janelas)
Windows + F1: Para ajuda e suporte
Windows + Pause Break: Mostra as Propriedades do Sistema

Essa tecla não é inutil. Be Happy!

Como mudar as cores do Prompt de comando

Eu disse que tava com vontade de postar muitas dicas, e eu to mesmo. Essa dica agora é para mudar as cores do Prompt de comando. E ela é até uma mudança 'legal', já que o 'programa' tem essas opções. Então vamos por a mão na massa(ou no mouse).

Abra o Prompt de comando e clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo dele, escolha Propriedades. Vá para a aba Cores e escolha a cor para o Texto da tela e para o Plano de fundo da tela. Clique em OK. Vai aparecer uma janela de confirmação, nela você escolhe a opção Modificar o atalho que iniciou esta janela.

Agora toda vez que você abrir o Prompt de comando, ele vai iniciar nas cores escolhidas. Você também pode mudar outras opções pelo mesmo processo. Be Happy!

Criando um backup do registro do sistema

Muitas dicas boas modificam o registro do sistema, mas se alguma delas não sair muito boa, o que fazer? A solução é fazer um backup do registro do sistema. Para isso:
  1. Vá em Iniciar, Executar, digite regdit e clique em OK
  2. No menu arquivo, escolha Exportar...
  3. Escolha a pasta e o nome do arquivo, e selecione o intervalo de exportação Tudo.
  4. Clique em Salvar
Se você quiser fazer fazer o backup só de algum registro específico, encontre ele e faça os passos acima, mas invés de selecionar o intervalo Tudo, escolha Ramificação selecionada(que já vai estar escolhida). Se preferir pode escrever lá o registro desejado.

Agora você já tem o backup, mas como restaura-lo? Tem duas maneiras: A mais fácil é abrindo o arquivo, ele vai perguntar se você quer inserir as informações no registro e você clica em Sim e tá restaurado. A outra maneira é abrindo o registro do sistema e indo em Arquivo, Importar... . Lá você escolhe o arquivo com o backup e clica em Abrir.

Agora o registro está restaurado. Be Happy!

Como tirar a seta dos atalhos

Hoje eu estou com vontade de postar dicas, e a primeira vai ser ensinando a tirar a seta dos atalhos, se você não gosta dela, vai faze-la desaparecer agora:

Só faça a dica se tiver entendido corretamente os passos. Qualquer erro pode ser fatal.
  1. Clique em Iniciar, Executar e digite: regedit, precione OK.
  2. Vá em HKEY_CLASSES_ROOT
  3. Procure o registro lnkfile
  4. Delete a chave IsShortcut
Resolvido, agora seus problemas acabaram. Be Happy!

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Presente de natal veio com defeito. Saiba o que fazer

Hoje em dia o e-commerce está muito difundido e é até melhor, porque não tem que enfrentar lojas lotadas. Mas quando o produto vem com algum problema, o que fazer? Eu vou dar dicas sobre o que fazer para conseguir seus direitos com a loja e num caso pior, na justiça.

Antes de mais nada é bom lembrar que, se a loja on-line que você comprou o produto tiver a sede no Brasil, ela está sujeita as leis brasileiras e por isso todos os seus direitos de consumidor são válidos. Se a loja for no exterior, o problema vai ser muito grande. 

Eu só vou dar dicas em relação às lojas com sede no Brasil. Não use essas dicas como um guia completo pra você se defender. Elas servem apenas para você ter uma noção e saber quando você tá certo e brigar pelos seus direitos. Caso a situação fique muito ruim com a loja entre em contato com o seu advogado. Eu não sou formado em direito e essas dicas são de experiência própria. Então vamos lá.

- Caso dê algum problema no produto com menos de 7 dias de uso entre em contato com a loja(de preferência por e-mail) e peça a troca do produto. Recomendo que guarde a caixa nesses 7 dias, exeto se ela for muito grande.
- Dê a preferência para o contato com a empresa por e-mail, que caso dê algum problema maior, você tem uma prova. Se você preferir ligar para a loja, anote sempre o nome do atendente e o protocolo, também é bom anotar a data e hora.
- Guarde todas as suas comunicações com a empresa através de e-mail, elas são importantes.
- Se o prazo de entrega do produto era antes do Natal, não chegou, você comunicou a loja e mesmo assim não chegou a tempo, o problema já tá formado. Imprima a página que diz o status do pedido(se houver) e entre em contato com o seu advogado. Não deixe para imprimir muito depois de se comunicar com a empresa porque eles podem alterar o conteúdo da página.

Essas algumas dicas para os casos mais comuns, tente sempre resolver com a empresa, só vá para a justiça em último caso. E se a empresa não quiser cooperar, peça informações ao seu advogado. Algumas dessas dicas são válidas tanto para lojas on-line, compras pelo telefone e até na loja mesmo. Espero que você não precise seguir essas dicas.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Por onde anda Papai Noel?

Hoje, no Jornal Nacional eles falaram de um site que diz onde o Papai Noel está. Eu fui conferir e o site é bom. Até o momento ele já passou pela Oceania, Ásia, África e está na Europa, quase terminando. Provavelmente depois ele deve ir pra América do Norte e ir descendo até a América do Sul.

O site existe desde 1995 e é feito por uma parte do governo norte-americano, mas com dinheiro de patrocinadores. Em alguns locais eles colocam um vídeo do Papai Noel no país e tem também como ver onde ele está pelo Google Earth. A localização é atualizada a cada mais ou memos 5 minutos.

Se você ainda não deu o presente de natal para o seu filho(a), aproveite e entregue quando o Papai Noel passar por aqui. Não perca tempo clique aqui e veja já. O site tá disponível em vários idiomas, até japonês, mas como era de se esperar, não tem o português. E eu sei que tá um pouco em cima da hora, mas foi quando deu.

Feliz Natal!

Este post é para desejar à todos os visitantes do Internet Mix um feliz Natal. Que o encontro com a família seja muito bom e a comida muito boa. Isso é o que eu desejo a todos vocês.

Feliz Natal!

domingo, 23 de dezembro de 2007

Imagem apenas da janela aberta

A maioria dos usuários sabe que o Print Screen SysRq serve para capturar tudo o que está sendo mostrado na tela do computador, mas tem como fazer ele capturar apenas a janela ativa. Essa dica é a mais fácil de todas que eu já postei até agora, então não vou enrrolar.

Pra capturar só a janela ativa precione Alt e o Print Screen SysRq. Muito fácil essa dica. Be Happy!

Antivírus coloca Windows Explorer em quarentena

O antivírus da empresa Kaspersky colocou o Windows Explorer em quarentena. A quarentena durou apenas 2 horas para um cliente corporativo e alguns usuários domésticos. O problema aconteceu quando o antivírus encontrou Huhk-C e colocou o arquivo em quarentena. A empresa disse que se o usuário não alterou nenhuma configuração padrão do antivírus o explorer.exe foi apenas para a quarentena, se o usuário fez alguma modificação o arquivo teria chance de ser excluído.

A empresa Kaspersky disse que esse é um clássico caso de alarme falso e que vai checar todo o sistema para evitar novos erros desse tipo. Vale lembrar que o Windows Explorer é um dos arquivos mais importantes do sistema, e fundamental para o funcionamento do computador.

To feliz com o meu AVG, até agora ele não colocou nenhum arquivo do sistema em quarentena. Com informações do G1.

O porque

Hoje eu vi que uma pessoa que deveria estar vendo toda a página inicial do blog não gostou do post falando sobre coisas que eu ainda ia postar. Eu não sei se é um caso isolado ou se todos não gostam, mas eu vou explicar o motivo de fazer isso.

Eu faço isso pra poder deixar os visitantes curiosos, por isso que eu só faço esse tipo de post quando o assunto é interessante. Assim eu tento fazer com que a pessoa que tá acessando o blog no momento visite o blog mais tarde ou no dia seguinte. Porque mais importante de quantos clicks nos anúncios ou computadores vendidos é a quantidade de acessos no dia(não que os clicks e compras nos anúncios não sejam importantes).

Se vocês não gostarem desse tipo de post, falando o que vai acontecer, é só dizer num comentário que eu paro de fazer-lo. E caso você não goste de algum post e clique no não gostei, eu peço que, caso você esteja com tempo, diga o porque não gostou, para que eu tente melhorar.

Com esse post eu expliquei alguns tipos de posts e espero que vocês entendam. Duvidas, reclamações ou sugestões é só comentar. Até mais.