sábado, 29 de dezembro de 2007

Saiba a velocidade da sua conexão

Se você usa Internet banda larga, sabe qual é a verdadeira velocidade que você está conectado? 300Kbps, 500, 1Mbps. Não, nem sempre a velocidade que você recebe é a que você paga. Então, hoje que deu pra ver que a velocidade da minha Velox realmente voltou ao normal eu vou dizer como saber a velocidade da sua conexão. Essa dica só serve para quem usa Internet banda larga, você vai saber o porque agora.

Como na Internet banda larga a troca de dados não é constante como na Internet discada, a velocidade pode variar e você não tem como saber de forma segura a verdadeira velocidade que você está conectado. A variação acontece porque as empresas tem mais usuários do que é capais de suportar, elas fazem isso porque os usuário provavelmente não vão ficar on-line ao mesmo tempo(mas quando elas vendem de mais acaba acontecendo igual o que houve com a Velox, que ficou uma lentidão total em várias partes do Brasil). Um outro exemplo que eu vi uma vez é que a velocidade da Internet é igual a velocidade máxima de um carro, é uma mas você não vai usar naquela velocidade o tempo todo.

Mas para a salvação dos usuários tem os medidores de velocidade on-line, que dizem a velocidade da conexão, mas eles não são 100%, mas são bem úteis. Abaixo eu vou listar uns medidores, escolha um e veja a sua velocidade. Se você paga por 1Mbps e falar que tá conectado a 900Kbpsótimo, se falar que você tá conectado a 1024kbps em mais de um teste, considere-se uma pessoa de sorte. Se a velocidade estiver acima de 700kbps tá bom, abaixo de 200kbps é velocidade baixa de mais. Faça algo como essas velocidades que eu disse, de acordo com a velocidade da sua conexão(NÃO use as mesmas proporções que eu usei, e isso é um conselho pessoal), se você achar que a velocidade está muito baixa, pode ligar para a empresa que oferece a Internet e reclamar(não esqueça de saber o que o contrato diz). E faça mais de um teste e veja a variação, a velocidade pode ficar maior e menor dependendo do horário do dia, os que tem mais pessoas conectadas a velocidade fica menor(na maioria dos casos), e nos horários que tem menos pessoas a velocidade fica maior.

Então vamos lá, abaixo estão os medidores, clique em um e faça o teste, todos são de graça.

Intel - Também calcula a duração de um download.
RJNet - O teste é instantâneo.
A Beltrónica - Faz teste para servidores nacionais e internacionais.
Gratis.com.br - Logo que abrir a página já começa a medir a velocidade.

Um outro modo de saber a velocidade da sua conexão é fazendo um download, escolha um arquivo que esteja em um servidor grande e baixe-o. Pegue a velocidade que o arquivo está sendo baixado e multiplique por 8, essa é a velocidade da sua conexão. Mas o downdoad deve ser de um servidor grande, com uma velocidade boa, porque se a velocidade que o servidor vai te oferecer é menor do que a da sua conexão não vai dar para fazer o calculo com precisão.

Só isso já tá bom, faça pelo menos 3 testes para saber uma velocidade média. Durante o teste não use a Internet, não deixe baixando nada e de preferência feche o "MSN"(e todos os programas do tipo). E antes de ligar para a empresa reclamando da velocidade baixa, espere uns dias(a não ser que você pague uma velocidade muito alta e esteja recebendo menos que a discada) e faça vários testes em vários horários, se a velocidade continuar muito baixa, ligue, mas veja o contrato, se tiver alguma ressalva em relação à velocidade, talvez você não vai poder reclamar. Be Happy!