sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Porque o valor do dólar é importante na tecnologia

Você pode achar que as informações do preço do dólar não vão influenciar nada na sua vida, mas vão sim. Quanto mais geek você for, mais importante é saber o valor do dólar. Quanto mais barato for o dólar, mais barato você paga pelo produto.

Com a moeda americana barata, o produto importado dos EUA vai custar menos, e assim esse produto no país vai custar menos. Mas tem uma coisa que se deve prestar muita atenção: o dólar que você vê o preço é diferente do dólar que você compra. O o preço que você nos jornais é o do dólar comercial, que é o valor que as empresas pagam quando fazem grandes importações. O dólar que você compra tem um preço um pouco maior, e é esse o valor que você paga.

Quando você vai comprar nos EUA, você compra os dólares aqui, viaja e compra os produtos, depois volta para o país e paga(ou não) o imposto, quanto menos o valor do dólar, menos você gasta comprando ele e com isso o valor do produto fica menor. Quando uma loja importa produtos dos EUA, ela paga o valor do dólar comercial, e quanto menos a empresa pagar pelo produto nos EUA, menos você paga pelo produto na loja.

Então, depois dessa repetitiva explicação, deu para entender que o valor do dólar é importante para o preço dos eletrônicos no Brasil. Então é torcer pro preço diminuir, porque quanto mais barato for, menos você paga pelo iPod na loja, o iPhone do Mercado Livre, o Wii que seu amigo pode trazer pra você ou o notebook que você compraria quando for pra lá. Menor o dólar, menor o preço dos eletrônicos. E antes de terminar uma observação: caso você ainda não tenha percebido, essa redução de preço só vale para quem mora fora dos EUA(exeto no Equador), que usam outra moeda a não ser o dólar americano.