quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Vírus

Eu fico vendo umas comunidades sobre o Linux(só pra ver o que eles falam de mal do Windows) e o principal motivo que eles dizem pras pessoas que Linux é melhor é que não tem vírus. Mas afinal, tem ou não tem vírus. Eu vou dizer tudo o que penso em relação a isso agora, e se você já leu o post sobre o Linux vai reconhecer algumas coisas.

Antes de mas nada TODOS os sistemas operacionais tem vírus, mas uns tem (muito) mais que os outros. A desculpa de que o Linux é mais seguro é mentira, isso porque os hakers não tem interesse em criar vírus pro Linux, não seria lucrativo para eles, o mesmo vale para o Mac OS. Um dia eu vi num anúncio no jornal, quando o Submarino virou revendedor autorizado da Apple, falando o porque de usar Mac OS. Um dos motivos era que o sistema é mais seguro e não tem vírus, mas isso é tudo estória, tem vírus sim, só que pouco.

Essas estórias de que Linux e Mac OS são mais seguros são só estórias. Se eles fossem tão populares quanto o Windows eles também teriam muitos vírus. Isso não acontece, porque a base do Linux é de menos de 1% dos computadores pessoais e a do Mac eu não sei, mas é pouca, já que o Windows domina mais de 90%. Um hacker cria os vírus e spywares para lucrarem com as informações obtidas, se o vírus só vai afetar menos de 10% dos computadores pessoais, não vai valer apena criar o vírus. Assim a maioria dos vírus fica com o Windows.

E além do mais os usuários do Windows na maioria das vezes só pegam vírus porque não se cuidam, sabendo se cuidar os vírus só entram pela porta da frente. No Linux ou Mac OS se um vírus entrar(é possível) já era, no Windows pode ter cura.

Então falar que o Windows não é seguro é MENTIRA. Todos os sistemas tem suas falhas, mas elas são mais exploradas nos sistemas com maior quantidade de usuários(no caso o Windows). Isso quer dizer que Linux não é à prova de vírus e o mesmo com o Mac OS. Então, os usuários do Linux(e do Mac OS também) que dizem que esses sistemas não pegam vírus e que são super seguros, fiquem de olho porque vocês estão falando mentira e lembre-se do que seus pais lhe ensinaram que mentir e feio.