domingo, 2 de março de 2008

Será que a Microsoft quer mesmo acabar com os vírus?

Hoje eu pensei nisse e chegei a resposta ao mesmo tempo, será que a Microsoft quer mesmo acabar com os vírus? Eu pensei e analizei o mercado de vírus e cheguei a uma conclusão, mas antes de dize-la, vou colocar os "cáuculos".

Atualmente há grandes empresas que lucram muito criando anti-vírus, até mesmo a Microsoft tem o seu próprio anti-vírus. O mercado de vírus movimenta um bom dinheiro para os hackers e uma quantidade ainda maior para as criadoras de anti-vírus. Para todo anti-vírus gratis tem uma versão paga. Além disso tem também os anti-spyware, e as empresas os vendem separado dos anti-vírus(mas a tendência é, no futuro, eles se integrarem), e é difícil achar programas grátis desse tipo. Isso tudo é um mercado que lucra protegendo mais de 95% dos computadores.

Mas porque a Microsoft não cria algo para proteger o Windows nativamente, e de graça? Talvez possa ser pressão do mercado ou talvez seja cooperação com as empresas de anti-vírus, mas incapacidade da Microsoft é que não é. No Windows Vista a segurança foi aprimorada, mesmo assim os vírus podem conseguir agir. Porque a Microsoft não colocou um anti-vírus nativo no Vista? Porque ela também quer lucrar.

Eu já criei dois posts falando sobre o Windows Live OneCare, esse programa é um anti-vírus, anti-spyware e firewall da própria Microsoft, e se não me engano custa US$ 50,00 por ano. Porque a Microsoft não colocou o OneCare nativamente no Windows, substituindo a Central de Segurança? Antes do lançameto do Vista o OneCare já estava disponível. O motivo deve ser o lucro.

Se a Microsoft trocasse a Central de segurança pelo OneCare, o mercado de anti-vírus acabaria, seriam milhões ou até mesmo bilhões economizados, já que não haveria a necessidade de usar anti-vírus, e a Microsoft também deixaria de lucrar, porque para cada Windows vendido ela estaria dando um anti-vírus de graça e para sempre.

No final de tudo chegamos a conclusão de que a Microsoft não está interessada em acabar com os vírus, e junto acabar com um mercado que movimenta um bom dinheiro por ano. Se houvesse o interesse, o Vista teria um anti-vírus integrado, anti-vírus que a própria Microsoft já vende. Mas nós pagamos por um sistema e ainda temos que pagar pela proteção do sistema, e de vez em quando para a própria Microsoft. No final, nenhuma empresa quer que os vírus acabem, só os usuários do Windows que querem.

Agora eu criei uma teoria de conspiração, o problema é que o meu apartamento(olha a conhecidência) não é preparado igual o do filme. Mas a verdade é essa, as empresas não querem que o Windows seja seguro. Até mais!