sábado, 1 de março de 2008

Como criar um botão para a Windows Live Toolbar

Vocês já devem ter visto o botão do Internet Mix para a Windows Live Toolbar, e se você quiser criar um botão para o seu site/blog ou para um site que você goste também pode. No site da Windows Live Gallery tem uma página que cria um botão, você pode clicar aqui para acessar a página. O ruim é que quando se cria um gadget pelo site, ele tem limites.

Para acabar com os limites que tem no site, você pode criar o seu gadget personalizado. Para isso você precise de um programa que crie/edite arquivos em XML, o FrontPage faz isso e ele vem com algumas versões do Office. Depois que tiver um programa, baixe o arquivo abaixo, ele é um botão de exemplo que eu fiz. O formato é o .btn, que é o formato dos botões, mas não passa de um arquivo .CAB com uma outro nome.

Depois que baixar o arquivo, o renomeie mudando o formato de .btn para .cab, e agora descompacte ele. Vai ter 3 arquivos, mas o sobre não interessa, então temos dois arquivos, um é o botão e o outro é o ícone. O ícone você edita e coloca a imagem que quiser, mantenha o nome, o tamanho e o formato. Agora abra o arquivo Button num programa que edite XML(como eu disse acima) e veja as instruções que eu coloquei em cada campo que você tem que preencher. Depois de fazer tudo salve o arquivo.

Depois que o ícone e o arquivo Button estiverem personalizados personalizados(também personalize o nome da pasta), abra um programa que compacte arquivos para o formato .cab, escolha a pasta e o formato .cab, e no nome do arquivo a ser criado troque o formato de .cab para .btn, agora compacte a pasta.

Para enviar o seu botão personalizado clique aqui e siga os passos. Em algumas horas(ou no dia seguinte) você vai receber um e-mail falando se o botão foi aprovado ou não. Se não for aprovado veja o motivo e conserte o erro. Até mais!