sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Microsoft vai reduzir o preço do Windows Vista

Vocês já devem ter visto que a Microsoft vai reduzir o preço do Windows Vista em 70 países, como a maioria dos visitantes já devem ter visto a notícia, eu só vou colocar a parte principal invés de resumir, se quiser ver toda a notícia clique aqui.

A Microsoft anunciou nesta quinta (28) que reduzirá o preço do Windows Vista a partir de 1º de março, com o objetivo de incentivar o uso de seu sistema operacional lançado em janeiro de 2007.

A redução de preço deve atingir 70 países este ano, mas ainda não vai beneficiar os consumidores brasileiros. "A decisão não afetará o Brasil neste momento, uma vez que os valores do produto Windows têm sido reduzidos desde 2005", disse, em comunicado, Ricardo Wagner, gerente de produto Windows da Microsoft Brasil.

Carlos González, gerente de produto do Windows Vista para a América Latina, disse à Efe que a redução será de cerca de 40%, embora possa variar de país para país.

Nos mercados emergentes, a Microsoft vai parar de vender versões de atualização do Vista porque, para muitos consumidores, será a primeira compra de uma cópia não falsificada do Windows. Em vez disso, a empresa venderá o Vista Home Premium e Home Basic pelo preço das versões de atualização.

Essa decisão da Microsoft de reduzir o preço para incentivar o uso do Vista pode ser considerada por alguns como uma decisão desesperada e para outros uma simples redução de preço. Para mim é os dois, a Microsoft quer incentivar ao máximo que as pessoas comprem o Vista, mas não está desesperada para que isso aconteça, por isso eu acho que é as duas opções.

O que eles erraram é que essa medida não vai ser aplicada a países emergentes, onde ela seria muito bem vinda(e depois reclamam da pirataria). A resposta da Microsoft a isso é que o preço do Windows(não é especificado o Windows Vista, é qualquer S.O. Windows) vem sendo reduzido desde 2005, mas isso não é desculpa. O preço inicial do Windows Vista era quase mil reais, com isso dava pra comprar um computador(básico). Mas eu reparei que já dá pra se encontrar o Vista Ultimate brasileiro em torno de R$ 600,00, isso é um bom sinal.

Uma outra mudança para os mercados ermegentes(que eu gostei) é que a Microsoft vai parar de comercializar versões de atualização, alegando que para a maioria das pessoas o Vista vai ser o primeiro Windows original. Para compensar ela vai reduzir o preço da versão completa do Vista Home Basic e Home Premium para o preço da versão de atualização. Essa mudança foi uma boa jogada, porque a maioria das pessoas usa o XP pirata, e pode querer investir num Windows original quando for comprar um computador novo, e a versão de atualização não serviria muito.

Na minha opinião essa redução de preço foi uma boa jogada, só tinha que ser aplicada nos países ermegentes. Vamos ver o que vem pela frente. Até logo!