domingo, 20 de novembro de 2011

Ative a timeline do Facebook

Durante a F8, evento realizado pelo Facebook no último mês de Setembro, foi anunciada a Linha do Tempo(em inglês, Timeline). Ela vem para substituir o perfil, transformando-o numa linha do tempo de toda a sua vida.

ftimeline

Se você ficou curioso para experimentar a timeline vai poder fazer isso agora. Antes vale ressaltar: a timeline ainda está em estágio beta e bugs podem(e irão) ocorrer. Também podem ter falhas na tradução e outras coisas. Eu venho utilizando a timeline desde o anúncio e dá pra perceber as melhorias que vem ocorrendo, algumas corrigindo bugs, outras adicionando funções. Então tenha isso em mente antes de realizar a mudança.

Então vamos lá! Atualmente a timeline só está disponível para desenvolvedores, então para tê-la basta se tornar um. Então acesse http://developers.facebook.com/. Provavelmente ele irá pedir permissão para acessar seus dados, confirme.

Já na página para desenvolvedores, clique em Aplicativos no menu superior. Na página de Aplicativos basta clicar em Criar Novo Aplicativo. Irá aparecer uma “janelinha” para inserir um nome de exibição e um para o endereço do aplicativo. Coloque qualquer coisa e pode ficar tranquilo porque ninguém vai ver isso. Marque a caixa aceitando os termos e clique em Continuar.

Na página do seu aplicativo procure a parte do Open Graph e clique em ‘Comece aqui a usar o Open Graph”. Na página escolha um verbo e um objeto(ex: watch a movie) e depois clique em Começar. Uma página para configurar melhor o verbo irá aparecer, mas você pode simplesmente clicar em Salvar.

Agora tudo o que você precisa fazer é ir até o seu feed de notícias e ver a mensagem te convidando a experimentar a timeline.

Agora você deve estar se perguntando: e se eu não gostar da timeline e quiser aproveitar o perfil antigo enquanto ainda posso, o que eu devo fazer? Para voltar ao perfil antigo você precisa voltar para a página de desenvolvedores, ir na página do seu aplicativo e clicar em Editar Aplicativo. Na página de edição que será exibida, procure no menu lateral a opção Excluir aplicativo. Confirme a exclusão e você terá de volta o perfil antigo.

Vale lembrar que você só verá a timeline dos seus amigos que estão com ela ativa, o perfil de quem ainda não a ativou continua o antigo. E o mesmo também vale para quem for visitar o seu perfil. Só verão a timeline quem já tiver ela ativa.

Se você quiser ver uma timeline, que tal a do Mark Zuckerberg(criador do facebook): http://www.facebook.com/zuck?