segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Facebook está testando programa de chat para windows

Mesmo restrito à página do Facebook, o chat do Facebook já é popular. A popularidade dele aumenta ainda mais quando consideramos quem o utiliza através de outros programas, como o Windows Live Messenger. E essa popularidade pode aumentar ainda mais se o Facebook chegar a lançar o Facebook Messenger para Windows 7.

facebook-messenger-for-windows-done

De acordo com informações do TechCrunch, o Facebook estaria realizando testes restritos com esse programa, que além do chat também teria notificações e o Ticker(onde aparece o que seus amigos andam fazendo na rede social). E ao que parece o programa deverá funcionar apenas no Windows 7.

Essa investida do Facebook no chat parece ser contraditória, porque esse programa viria a concorrer com o Windows Live Messenger, no entanto a Microsoft possui uma pequena fatia do Facebook, tem a integração do Windows Live Messenger com o chat do Facebook e as conversas em vídeos usam a tecnologia do Skype, que recentemente foi comprado pela Microsoft. Também ficou claro que esse programa foi completamente desenvolvido pelo Facebook, sem nenhuma participação da Microsoft.

Mesmo esse aplicativo sendo contraditório do ponto de vista das parcerias, ele pode ser muito vantajoso para a rede social, pois vai trazer mais tráfego já que os usuários continuarão vendo as novidades mesmo sem estar com o navegador aberto, o que os levariam mais vezes ao site para comentar as publicações.

Agora temos que esperar mais novidades sobre o aplicativo, quem sabe um beta público(ou a versão final). Mas é melhor ter calma, porque não se sabe quando ele será lançado e nem se será lançado. Eu estou animado com esse programa. Já tinha pensado que um programa apenas para o chat do Facebook seria perfeito, porque o Windows Live Messenger tem muitos recursos, sendo que eu não uso a maioria(só o chat propriamente dito e o compartilhamento de imagens/arquivos). O que eu gosto no chat do Facebook é o minimalismo e é isso que esse programa oferece. Estou ancioso para que ele seja lançado.