sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Dicas para seu blog

Se você também é um(a) blogueiro(a), quer que seu blog tenha uma boa quantidade de acessos, para isso você precisa conquistar o visitante, não apenas com os posts, mas todo o blog conta, do tempo de carregamento ao template do blog. Então eu vou listar algumas coisas que se deve fazer.

  1. Veja se seu blog abre rápido em velocidade discada. O ideal é no máximo 6 segundos, mas até 10 já tá bom. Mas não deixe passar de 15 segundos, senão já é demais. Para saber a velocidade use o SpeedTester. E no quisito velocidade o próprio Internet Mix não passa, mesmo eu tendo feito várias modificações pra ele ficar mais rápido, ele continua demorando um pouco pra carregar.
  2. Publicidade, o mundo vive de publicidade. Mas coloque as publicidades no lugar certo, elas precisam ser vistas mas não podem atrapalhar o blog. Uma alternativa é depois de alguns posts, algo como 1 anúncio a cada 3 posts, que não atrapalha e aparece.Propaganda depois de todos os posts faz o visitante automaticamente desconsiderar o anúncio. Anúncios na parte superior e inferior do blog também são permitidos, de preferência antes de depois da parte dos posts e no tamanho banner. Publicidade na lateral já pode ter um tamanho maior, até mesmo entre alguns conteúdos da coluna, mas deixe os mais importantes primeiro.
  3. Widgets, uma enquete, uma galeria de fotos, e por ai vai, isso vai deixando o blog mais pesado e atrapalha no carregamento da página. Então coloque só os widgets necessários, e apenas alguns(um ou dois) extras. Mas não se esqueça de ver se ele vai atrapalhar muito o carregamento da página.
  4. O template, o corpo do blog. Escolha templates claros(não to dizendo branco), só coloque template pretos se seu blog for realmente dark. As vezes o conteúdo é bom mas fica difícil de ler porque o fundo preto atrapalha. E não faça contrastes de algumas cores, como branco no preto, fica muito chamativo, e não também não coloque uma palheta de cores desordenada no seu blog, fica chamativo e feio.
  5. E por último as imagens, não coloque imagens muito grandes ou pesadas, dê preferência a mimiaturas que dê pra saber mais ou menos o que a imagem tem, isso seria nem muito pequena nem muito grande, se o visitante quiser ver melhor, ele cliqua e vê em tamanho real. Assim não ocupa muito espaço no blog, e nem demora muito pra carregar.

Depois de organizar seu blog, você vai querer saber se o seu blog tá indo bem. Para isso recomendo o Google Analytics para você saber detalhes do acesso dos visitantes no seu blog, ele diz todos os detalhes, como navegador, sistema operacional, tempo no blog, resolução de tela(importante para você ver se o tamanho do template do seu blog é exibido corretamente na maioria dos navegadores) e o país da pessoa(mas lembre-se que tem muitos brasileiros vivendo no exterior, mas isso não quer dizer que todos os que vêem seu blog fora do Brasil são brasileiros), além de muitas outras coisas, é tudo que você precisa saber.

Essas são algumas dicas pro seu blog ficar melhor. Claro que existe outras, mas essas já são o suficiente pra deixar o blog melhor.