sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

História do orkut

Todos nós temos ou já tivemos uma conta no orkut, é o site de relacionamentos mais popular do Brasil. Mas você sabe a história dele? Por isso eu vou te contar agora a história do site.

Orkut Büyükkokten é o nome do criador do site de relacionamento mais famoso do Brasil, e deu seu nome a rede social. Criado em 19 de Janeiro de 2004, o orkut tinha como objetivo criar novas amizades e manter relacionamentos. O site usava a teoria de que todas as pessoas estão interligadas por no máximo 6 pessoas, por isso que você via uma lista de pessoas que te ligavam até o perfil que estava vendo, mas hoje em dia não passa de dois.

Antes mesmo de ser traduzido para o português, vários brasileiros já tinham conta no orkut, por isso nós chamamos os recados de scrap. Depois de traduzido para português, o orkut foi se popularizando através dos convites, um amigo convidava o outro, e ampliava a rede. Hoje em dia a única coisa necessária é ter uma conta do Google.

Muitas mensagens falando que você tinha que repassar se não ia se dar mau foram inventadas. Quem não se lembra da Samara? Garota que tinha 13 anos, teria se não tivesse sido morta um ano antes. Mas as piores são as que a conta vai ser fechada se não repassar a mensagem e isso acaba emtupindo as comunidades e agora os scrapbooks.

Hoje o orkut se tornou tão popular que qualquer pessoa(a maioria jovem) que você encontra na rua, mesmo não tendo computador, tem uma conta do orkut(exagerei um pouco, mas quase todo mundo tem). E essa popularidade acabou sendo prejudicial pro orkut, já que o número de publicidade sem pé nem cabeça nas cumunidades aumentou e muito. Mesmo assim é a rede social mais comum no Brasil, amada pela maioria dos brasileiros.

Esse foi um resumo da história do orkut. Não tem muita coisa, é pequeno, mas já é algo.