quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Safari

O Safari, browser da Apple. Há um tempo atrás a Apple disponibilizou o Safari para o Windows, ontem eu decidi baixar e mesmo usando por pouco tempo já dá para ter uma noção. Se você quiser uma comparação dele com outros navegadores é só pensar que ele é uma mistura do IE7 com o Firefox.


O Safari tem um visual mais limpo, com poucos ícones. Na tela você vê a barra de menus, os botões voltar, avançar, atualizar/parar, adicionar bookmark(seria como o adicionar ao favoritos no IE) e reportar bugs. Depois vem a barra de endereço e a de pesquisa. Logo em baixo tem a barra de bookmarks(que seria como a barra de links do IE).

Quando você clica no botão bookmark ele ocupa toda o espaço da janela com uma parte que tem as listas de bookmarks, histórico, RSS, e tem os "favoritos" importados do IE. Nessa janela você também configura a barra de bookmarks, que você coloca os atalhos mais usados. A barra já vem com uns links úteis, para os americanos. Ela vem com atalhos para sites de notícias, sites muitos visitados como Facebook, Amazon, You Tube, Wikipedia e outros. Mesmo alguns sendo usados pela maioria dos brasileiros, você vai ter que modificar os links para os do site em português, como acontece na Wikipedia e no You Tube.

A barra de ícones vem com apenas 4 botões(configuraveis) e um botão de reportar erros à Apple, que você não pode tirar. Tem como personalizar ela indo em View > Custumize toolbar, podendo adicionar novos ícones. Tem também como ocultar a barra. A barra de status não é exibida por padrão, mas tem como ativar ela, e ela é útil porque diz os links quando passamos o mouse por cima e mostra quantos itens ainda faltam ser carregados.

O Safari também trabalha com abas, mas a barra fica oculta(como no firefox), e só aparece quando você abra uma outra aba. Uma coisa que eu não gostei foi que eu não encontrei(e tenho quase certeza que não tem) um botão de atalho para abrir uma nova aba, a única maneira é indo em File > New Tab. Mas tem uma coisa boa nessa parte: diferente do IE7 que pensa antes de abrir uma nova aba, ele abre instantaneamente.

O Safari é um bom browser, só não descobri ainda se vale apena trocar o IE7 por ele. Mas uma coisa ele faz melhor, exibir o site do Blogger. No IE7 fica exibindo um espação fazio na hora de escrever os posts e no Safari não. Pra baixa-lo clique aqui.