sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Recupere arquivos apagados acidentalmente(ou não)

Acidentalmente podemos excluir nossos arquivos, mas não envia-los para a lixeira e sim para o espaço, mas tem como recuperá-los. Eu nunca me preocupei em ler matérias de como recuperar arquivos até que eu apaguei acidentalmente todos os meus documentos e precisei recuperá-los. O programa que eu encontrei para recuperar os arquivos foi o File recovery que é gratuito e você pode baixar clicando aqui ou ir no site dele clicando aqui. E agora eu vou ensinar a recuperar os arquivos perdidos nesse programa que é muito fácil de usar, mas antes eu vou explicar o que acontece.


Quando você exclui um arquivo ele continua no HD, inclusive se você formatar o HD(dependendo do modo de formatação). Esses programas lêem os arquivos que estão escondidos no HD e assim recupera-os. Mas os arquivos podem ser substituídos a qualquer momento, então quanto mais rápido você usar um programa de recuperação, mas chances você tem de recuperar os arquivos. E mesmo recuperando pode ocorrer do arquivo ficar corrompido, como aconteceu com alguns clips que eu tinha, o som vai mais rápido que o vídeo, e não dá pra assistir.

E uma dica muito importante: eu dice que dependendo do modo da formatação você pode recuperar os arquivos. Isso é possível se você usar a formatação rápida, que não apaga os arquivos, só apaga alguma coisa(esqueci o nome do que ela apaga) e permite que o arquivo seja substituído, então conforme você vai usando o HD ele vai apagando os arquivos antigos. No modo de formatação normal ele apaga os arquivos de verdade, sem rastros. E agora o importante: se você for vender o HD formate no modo de formatação normal. Se alguma pessoa comprar o HD com má intenção, ela pode recuperar seus dados, se eles foram formatados no modo rápido.

Agora, depois de ter baixado o programa e aberto ele vamos por a mão na massa(ou no mouse):O programa é muito fácil de usar e só tem uma tela. 
  1. No menu suspenso, que em cima tem escrito Where você vai escolher a unidade que os arquivos estavam.
  2. Na caixa de texto que em cima tem escrito What você pode colocar o formato de arquivo que quer procurar, o nome do arquivo em si ou deixar em branco caso queira tudo que foi excluído.
  3. Agora clique em Search. Ele vai procurar os arquivos excluídos.
  4. Depois de concluída a procura, selecione os arquivos que você quer recuperar e clique em Restore. Caso você queira selecionar vários arquivos por vez, selecione os arquivos pressionando o Ctrl.
  5. Depois de clicar em Restore, vai abrir uma janela falando pra você escolher a pasta onde os arquivos serão recuperados, escolha a pasta e clique em OK.
Pronto, arquivo(s) recuperado(s). Agora aprenda igual eu apendi e nunca esqueça de fazer backup dos arquivos. Eu perdi uns testes legais sobre segredos da mente por causa disso, além disso eu perdi clips em HD(3 minutos são mais de 400MB, dá pra reclamar). Agora eu tenho um backup dos arquivos em CD e os mais importantes também na Internet(pra isso que serve o SkyDrive). Be Happy!