sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Microsoft quer comprar o Yahoo!

Hoje eu liguei o computador e um minuto depois do Windows Live Messenger entrar eu recebi um alerta do MSN Notícias, o alerta dizia que a Microsoft propõe compra do Yahoo! por 44,6 bilhões. Isso é uma notícia importante, então eu não esperei e cliquei logo, li a notícia e fui procurar ela em outro site, para ter mais informações, e agora eu vou resumi-la para vocês e dar a minha opinião.

Como eu já disse, a Microsoft fez uma proposta de compra do Yahoo! por US$ 44,6 bilhões ou US$ 31,00 por ação. Em comunicado, a Microsoft informou que o acordo iria criar uma empresa mais eficiente, com uma sinergia total de 1 bilhão de dólares por ano, com mais valor para os anunciantes e eficiências operacionais. A Microsoft também informou que já tem desenvolvido um plano para integrar os funcionários das duas empresas.

A espectativa da Microsoft é de obter a aprovação regulatória para o acordo, com a sua conclusão prevista para o segundo semestre de 2008.

Agora vamos imaginar, se a Microsoft fundir o Yahoo! nela, provavelmente o MSN vai ganhar mais conteúdo, e vai ter recursos que vão concorrer entre si, como flicker contra o Windows Live Spaces, na parte de fotos, o Yahoo! Respostas com o Windows Live QnA e outros serviços, a não ser que a Microsoft também una eles ou escolha um dos dois.

Vamos continuar imaginando, se a Microsoft mantes o site Yahoo! ela teria dois sites concorrendo na mesma categoria. O MSN com o portal Yahoo!, e os outros serviços que eu já disse, também teria o Yahoo! Messenger, que por sinal já tem integração com o Windows Live Messenger, que é muito mais popular que o Yahoo! Messenger. E teria a Microsoft teria o Microsoft AdCenter e o Yahoo! Search Marketing, que tem funções semelhantes.

Mas depois de imaginar isso tudo, nós devemos é esperar e ver o plano que a Microsoft disse que tem. Mas já dá pra ficar imaginando como vai ficar os serviços das duas empresas nos dois cenários, isso se o Yahoo! aceitar a oferta de compra. O négocio é esperar mesmo.