terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Já são 1 milhão de iPhones desbloqueados

A Apple afirma ter vendido 3,7 milhões de iPhones até o final de 2007, a AT&T diz ter abilitado cerca de 2 milhões de aparelhos, e na Europa foram vendidos entre 300 e 400 mil iPhones, e tem ainda o estoque que a apple ainda não vendeu. Com essa matemática toda, os analistas dizem que foram desbloqueados cerca de 1 milhão de iPhones, o que representaria 27% dos aparelhos produzidos.

Semana passada a Apple falava que o número de iPhones desbloqueados era insignificante e não ultrapassava 20%, mas estavam errados, pelo menos de acordo com os analistas. O número de aparelhos desbloqueados preocupa a Apple, porque ela recebe parte do valor que a AT&T(sua maior parceira na venda dos aparelhos) cobra pelos serviços. Caso 30% dos 10 milhões de iPhones que a Apple pretende vender até o fim de 2008 sejam desbloqueados, ela terá um prejuíso de US$ 500 milhões, diz o analista Toni Saconaghi.

A estratégia de obrigar o iPhone a ser usado numa única operadora em cada país pode estar sendo um tiro no pé da Apple, principalmente nos países(se lê: Brasil ou América Latina) que a Apple regeitou as propostas de operadoras(se lê: Claro) para venda dos celulares. Na China as negociações estão paradas, com isso o desbloqueio só vai aumentando. Na América Latina nós teremos que esperar a boa vontade da Apple de lançar o iTunes para que apareça o iPhone, só por causa de um trauma que a Apple teve. Se a maça não abrir logo os olhos e começar a fazer acordos com países que para ela não é muito importante, ela vai ter um belo prejuíso e em breve esse modelo do iPhone vai ficar muito ultrapassado, aí só um iPhone 2 ou 3G. Com informações do G1.