quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Monitores

Enquanto eu tento baixar um arquivo que deveria demorar 20 minutos para baixar nas condições que eu estou usando a Internet e a previsão é de 1 hora, e tentando ouvir uma rádio pela Internet(não gosto de chiado), mas não consigo ouvir mais de 5 segundos seguidos(to quase desistindo), eu vou falar um pouco sobre os monitores. Qual tipo é melhor, CRT ou LCD e qual tamanho escolher. Vou dividir o post em três partes: CRT x LCD, Qual tamanho escolher? e Normal ou wide screen, então vamos lá:

CRT x LCD:

Os monitores LCD ainda são mais caros que os de CRT(normal), mas se deve analisar bem. Os monitores(e todas as telas de LCD) consume menos energia que um monitor de CRT(e todas as telas de CRT), isso a longo prazo vai compensar o valor do produto. Antes de continuar, informo que desisti de ouvir rádio. Uma outra vantagem dos monitores LCD é que eles não fazem mal aos olhos, como acontece no CRT. E a principal vantagem: monitores de LCD ocupam menos espaço, dependendo de onde o monitor vai ficar isso pode contar. Mas o monitor de CRT tem uma única vantagem em relação aos de LCD, ele possui várias resoluções nativas, enquanto o monitor de LCD só tem uma. Por isso se você colocar uma resolução num monitor de LCD que não seja a nativa dele, vai ter perda da qualidade, isso não acontece nos monitores de CRT(A não ser que você coloque uma resolução maior do que a máxima do monitor ou uma wide screen). Mas eu, pessoalmente, não vejo mais vantagens em usar monitores de CRT, não vi perda da qualidade da imagem(usando o cabo analógico e resolução nativa). E também desde que eu comprei o monitor de LCD eu acabei com o problema do reflexo do sol no monitor no final da tarde.

Mas tirando a opinião pessoal, os monitores LCD ainda são a melhor escolha, mesmo sendo um pouco mais caro que o CRT, ele traz vantagens maiores. Então caso você vá comprar um monitor e esteja com um pouco de dinheiro sobrando, recomendo comprar um monitor de LCD, e a longo prazo o valor vai ser recompensado na conta de luz. Caso você não esteja com muito dinheiro sobrando, pode comprar um CRT, eles ainda são bons, mas compre também uma daquelas telas de proteção, para não trazer problemas futuros aos olhos. Mas se você acabou de comprar um monitor CRT, não vá querer trocar ele agora só porque eu disse que os de LCD são melhores. Leve o que eu disse apenas como uma opinião, mas pense bem antes de trocar de monitor caso o seu esteja novo.

Qual tamanho escolher?

E depois que você escolheu o tipo do monitor, tem que escolher o tamanho, quantas polegadas você quer? Nos monitores de CRT, o máximo que você pode encontrar é 19 polegadas, sendo mais comum o de 15 e 17" e você encontra eles por menos de R$ 300,00. Se você for comprar um monitor de LCD, dá pra encontrar de vários tamanhos, e hoje em dia os monitores de 19 polegadas estão num preço bom(pra quem tá podendo gastar um pouco), dá pra encontrar eles por menos de R$800,00, e os de 20 polegadas está entre R$1.000,00 e R$1.200,00(pra mim ainda tá caro).

Na hora de escolher um monitor também tem que levar em consideração o espaço físico. Na mesa onde está o computador tem espaço para o monitor no tamanho que você escolheu? E a distancia da cadeira para o monitor é a adequada? Lembre-se que você tem que ver bem o monitor, podemos até usar a regra das TVs, que a distância tem que ser três vezes a altura do monitor(mas duas vezes já ta bom).

E caso você vá comprar um monitor de LCD, antes de escolher o tamanho, veja se a sua placa de vídeo suporta a resolução nativa do monitor. Quanto maior o monitor, maior a resolução e mais trabalho a sua placa de vídeo vai ter. Por isso você vai ter que saber se ela vai aguentar a resolução nativa do monitor e como eu já disse, os monitores LCD só ficam bons na resolução nativa.

Para uso pessoal eu recomendo comprar um monitor de pelo menos 17 polegadas. Mas se tiver com um dinheirinho sobrando, eu recomendo um de 19" que dá pra usar por um bom tempo(nunca se sabe quando o tamanho de monitor mais usado vai passar de 17 para 19 polegadas, e o mercado se adequar a isso, igual aconteceu com o de 15").

Normal ou wide screen

E antes de terminar, eu tenho que avaliar qual tipo de monitor escolher, normal ou wide screen. Se você prefere os monitores de CRT esta parte não vai ser útil, já que só tem monitores normais de CRT. Se for de LCD você deve ficar em dúvida entre os monitores normais ou wide screen. Se você não for usar o monitor LCD na resolução nativa, recomendo comprar um monitor normal, já que as principais resoluções são 4:3. Se for comprar um wide screen você tem que escolher entre um de resolução 16:9 ou 16:10, e não tem mais nenhum problema(se você for usar uma resolução wide screen ou a resolução nativa).

E se você for usar o monitor wide screen na resolução nativa, pode ficar tranquilo que a imagem vai ficar perfeita. O Windows pode trabalhar com resoluções wide screen e com isso tudo vai ficar igualzinho a um monitor 4:3, só que com mais espaço. Se você for ver um vídeo em 4:3, ele vai exibir faixas pretas dos lados, como nas TVs.

Agora você já sabe as vantagens e desvantagens de cada tipo e a minha opinião pessoal sobre isso. Tire suas próprias conclusões e antes de comprar, pense no futuro, como as coisas vão ser. Até mais!