terça-feira, 22 de janeiro de 2008

MacBook Air

O MacBook Air, o notebook mais fino do mundo. Eu sei que ele foi lançado semana passada mas hoje eu vou dar a minha opinião sobre esse notebook ultrafino.

Um notebook com 1,93cm de espessura, bem fino. Antes mesmo de ser anunciado já se falava sobre ele, não está na lista de compra das pessoas como o iPhone, mas já abalou o mercado. Mas como pode um notebook que não tem um drive de CD/DVD, poucas saídas e que nem tem como trocar a bateria se ela acabar, fazer tanto sucesso. A resposta é que é da Apple, com seus produtos inovadores e com um design diferente dos outros.

Esse notebook seria ideal para o caso do Brasil, principalmente em grandes cidades como o Rio e São Paulo, quando ele foi apresentado, estava dentro de um envelope, e que ladrão vai achar que dentro do envelope tem um notebook? Mas esse produto inovador também tem uma bela jogada de marketing, porque hoje em dia quem não usa um drive de CD/DVD? Para explicar essa falta, foi dito vários motivos envolvendo outros produtos da Apple(para ver os motivos leia este post), com isso eles vão conseguir fazer você comprar mais produtos deles.

Mas dá pra viver sem um drive de CD/DVD, sem entrada Ethernet e com uma bateria fixa? Sim. Os pen-drives estão aí, um de 1 GB já se encontra por menos de 25 reais. A entrada Ethernet também não é essêncial, dá pra usar uma rede Wi-Fi. E a bateria fixa não é um problema tão grande, no uso diário não vai atrapalhar, no escritório ou em casa tem como usar uma tomada pra recarregar a bateria, só em uma viagem que você vai ter problemas.

Mas esse produto com bordas arredondadas, que faz parecer mais fino, conquista qualquer um. O MacBook Air é o produto da vez. E para a nossa felicidade, por aqui ele vai ter o preço de mercado. Por aqui o produto vai ter o mesmo preço que nos EUA mais os impostos, ficando em algo em torno de R$ 3.500,00.

Mesmo sendo um produto com uma jogada de marketing por trás, ele é um produto da Apple, com um design inovador, que conquista qualquer um, inclusive apoiadores do Windows(como eu).