quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O que é um virus

Oi, você provavelmente sabe o que é um vírus, um programa que faz mal ao seu computador, mas por trás dessa simples aplicação tem muito mais coisas do que você deve imaginar. Se você quer criar um vírus eu recomendo que leia este post, mais já fique sabendo que eu não vou ensinar a cria-los, só vou dizer os conceitos.

Um vírus é um programa malicioso que se instala em seu computador sem o seu consentimento(você pode instalar ele, mas sem saber que o que está instalando é um vírus, a não ser que você queira instala-lo), e pode realizar várias ações, como deletar ou modificar arquivos e permitir acesso de seus dados por outros usuários na Internet e também podem virar computadores zumbis para que o hacker ou cracker faça ações maiores na Internet. Também tem os cavalos de tróia, que entram para permitir a entrada de mais coisas.

Um hacker ou cracker pode criar vírus por vários motivos: fama, roubo e venda das informações, ter maquinas zumbis para atacar servidores e muitos outros motivos. Se um hacker/cracker quer ser conhecido, ele pode criar vários vírus e os espalhar pela Internet, para conseguir a fama. Mas se um hacker/cracker quer ganhar um dinheiro com as informações alheias, ele pode obter as informações e depois vende-las para pessoas que queiram utilizar as informações. Se o hacker/cracker estiver pretendendo fazer uma ataque em massa, ele também pode criar vírus para que tenha o controle de outros computadores e assim atacar servidores.

As ações dos vírus podem ser simples e pequenas ou grandes e complexas. Um vírus pode apenas ficar reiniciando o computador quando liga ou num horário programado como pode apagar todos os arquivos do HD, só vai depender do que o hacker/cracker vai querer fazer.

Para quem quer criar vírus, agora vem a parte interessante. Um vírus consiste em um programa de computador, que é instalado e executado sem o consentimento do usuário e faz ações maliciosas. Para se criar um vírus é necessário conhecer uma linguagem de programação e fazer um programa que faça a ação desejada. Para distribuí-lo o hacker/cracker precisa incorporá-lo a um programa ou criar um programa já infectado com o vírus. Mas se você pretende criar um vírus e ficar famoso com ele, lembre-se que a pior parte é distribuí-lo.

Agora deve ter ficado mais claro pra você o que é um vírus, e como ele funciona. Isso é só a parte que fica do lado de fora de um iceberg, tem mais coisas por trás, não tão interessantes.Também tem os outros códigos maliciosos, como os spywares, mas isso é assunto para um outro post. Até Mais!