quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Como navegar perigosamente com poucos riscos

Quando se navega na Internet devemos tomar alguns cuidados para que o computador não fique infectado, mas as vezes dá pra arriscar um pouco. Então vamos as dicas de como se arriscar com poucas chances de se dar mal.

Antes de mais nada tenha um anti-virus, o McAfee SiteAdvisor e um anti-spywere é também é recomendado.

Quando você receber um e-mail de alguma empresa falando que você se deu mal em alguma coisa primeiro veja o domínio usado no e-mail(o que vem depois do @), pense e veja se há possibilidades dele ser mesmo da empresa(live-messenger.com não é da Microsoft). Mas isso é difícil de se fazer, então um outro método é ver para onde o link que diz pra você clicar redireciona, para isso coloque o mouse sobre o link e veja o endereço que vai aparecer na barra de status do navegador ou programa, as vezes o link que está na tela não é o que abrirá quando for clicado, uma empresa séria não utiliza encurtadores de URL como o Tinyurl e nem usa servidores gratuítos como o awardspace. Veja também se o estilo do e-mail é o que a empresa normalmente usa.

E quando você for fazer uma pesquisa, o site é seguro? No site de busca você pode ver se a classificação do site é boa ou não pelo McAfee SiteAdvisor, mas se a classificação for vermelha você pode acessar o site(se sua busca for por coisas dentro da lei, se estiver buscando coisas ilegais a chance de se pegar vírus é grande), se o site for realmente muito perigoso o SiteAdvisor vai te dizer, mas antes de entrar veja o que tá escrito na descrição e o domínio do site, se eles te passarem confiança você entra, se ficar na dúvida veja o resumo da análise do SiteAdvisor.

Eu sei que tudo o que eu escrevi aqui vai contra as regras que todos os especialistas dizem sobre segurança na web, mas se for seguir tudo a risca se pode deixar de conhecer sites bons por causa de uma coisa que nem vai te afetar(a classificação do famoso Baixaki no McAfee SiteAdvisor é amarela). Recomendo freqüentimente fazer uma verificação de virus e spywere, você pode usar o Windows Live One Care para fazer a verificação e aproveitar e dar uma faxina no pc.

ps: eu não falei que é pra você ignorar os avisos de segurança, mas sim analisa-los e ver se vale apena continuar ou não. Mantenha sempre a atenção ao usar a internet e eu não me responsabilizo por nada.