segunda-feira, 26 de novembro de 2007

1.024 bytes

Você já pode ter percebido que alguns sites limitam a quantidade de letras em alguma mensagem que o usuário vai postar em 1024. Para ver se uma teoria minha estava certa eu criei um arquivo do bloco de notas(como ele não armazena formatação de texto, é ideal) com o título 1, coloquei 1024 caracteres nele e salvei. O tamanho foi de 1KB ou 1.024 bytes. Então as mensagens nos sites que limitam o tamanho ocupa apenas 1KB, com isso eles tentam economizar espaço, já que sites assim tem milhares ou milhões de usuários.

O único problema é que por causa do estilo de formatação do HD, o tamanho mínimo do arquivo pode ser maior, então ele ocupa espaço desnecessário. Esse meu arquivo de teste que eu fiz ocupa no HD 4KB.

O objetivo dessa minha teoria não era descobrir porque os sites limitavam o tamanho das mensagens, mas sim qual era o tamanho das letras.

Se você quiser comprovar isso crie um arquivo de texto com o nome de 1 dígito. digite de 0 a 9 copie isso e cole 10 vezes, depois copie esse de 10 vezes e cole ele 10 vezes. Depois digite mais 24 dígitos(2 vezes de 0 a 9 e depois 1 vez de 0 a 3). Salve isso e veja as propriedades. O tamanho é exatamente 1 KB ou 1.024Bytes ou 8.192 bits.