quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O que realmente é necessário fazer para ficar seguro

Existe muitas dicas de como navegar seguro, mas muitas são inúteis. Então eu listei algumas coisas que é bom você saber para navegar com segurança.

  1. Tenha um bom anti-vírus e anti-spyware atualizado e faça verificações toda semana. Use sempre a versão mais recente do programa, eu já vi um computador que tinha "tudo", mas desatualizado, ai não adianta nada.
  2. Também tenha um firewall, o Windows XP SP2 tem um, verifique se ele está ativo. Alguns anti-virus e anti-spywares também tem firewalls, deixe os desses programas ativos, são melhores.
  3. Use as últimas versões do seu navegador, e sempre atualize ele. A cada atualização são lançadas correções de segurança, que são fundamentais.
  4. Deixe a barra de status sempre ativa. Antes de clicar em algum link de um site que você não confie, verifique se o endereço vai para onde está falando. Em programas de e-mails ou até mesmo no site é fundamental ter a barra de status, veja sempre se o link escrito é o mesmo do link que vai ir.
  5. Mantenha seu Windows atualizado, no XP é fundamental usar o SP2 e em breve o SP3, no Vista é fundamental estar tudo atualizado e em breve instalar o SP3. Se você não tem o sistema atualizado, não pode reclamar que algum dado foi roubado.
  6. Troque as senha importantes periodicamente. Você não precisa trocar sempre a senha do seu "MSN", mas a do seu Internet Banking sim.
  7. Não é necessário clicar em Sair em alguns sites, principalmente se você usa no seu PC. No orkut e no Windows Live Hotmail a gente sabe que ele vai voltar no seu usuário, mas no site do seu banco ele vai pedir os dados outra vez.
  8. Não acesse sites não confiáveis. A maioria dos sites de seriais, cracks e coisas do tipo colocam coisas no seu computador.
  9. Ao acessar seu e-mail ou qualquer site que peça usuário e senha em um computador público, não deixe ele salvar nenhum dado, mesmo que seja só o e-mail. Vá por mim, é melhor.
  10. Não acesse sites de bancos em outros computadores que não seja o seu, muito menos em lan houses. Você não sabe o que pode ter no computador, vai que tem um keylogger ou um spywere.

Acho que essas 10 dicas já ajudam muito. E lembre-se de sempre atualizar o seu computador e verificar virus e spyweres sempre. Be Happy!