sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Resumo da oferta de compra do Yahoo! pela Microsoft

O Ano começou(já passou o carnaval), estou de volta, e aos poucos a rotina do ano volta ao normal. Muita coisa rolou em relação à oferta de compra do Yahoo! pela Microsoft, então vou fazer um resumo das principais coisas que aconteceram do dia 1 desse mês até hoje(8).

No dia 1 de fevereiro a Microsoft fez uma oferta de compra do Yahoo! por 44,6 bilhões de dólares, esse dinheiro todo é para a Microsoft conseguir concorrer melhor com o Google. Se a Microsoft conseguir comprar o Yahoo por esse valor, a participação dela no mercado de busca e principalmente na publicidade on-line seria capaz de concorrer à altura do Google. Provavelmente se o Yahoo! aceitar a oferta, a empresa será incorporada a Microsoft e os serviços do site ainda não se sabe se continuarão como do Yahoo! ou se tornaram serviços do MSN e do Windows Live(o que eu acho melhor e mais provável).

O Google que não é bobo, já falou que a compra do Yahoo! pela Microsoft é mais uma tentativa de monopólio da gigante do software e diz que vai contra os princípios da Internet de abertura e inovação. O Google também pediu que os orgãos reguladores americanos e internacionais que vetetem a proposta. No comunicado que o Google disse isso tudo, também falava que a compra poderia ser uma tentativa da Microsoft de ter a mesma influência que tem nos computadores no futuro da Internet. Na minha opinião essa declaração é uma daquelas que mostra só o lado ruim das coisas e ainda amplia ele, a Microsoft vai ter um domínio maior na Internet, mas o domínio do Google ainda vai ser maior, pelo menos no começo. Juntando isso tudo o resultado é que o Google está com medo da Microsoft conseguir ter uma boa parte do mercado de busca e publicidade on-line do Google, depois da compra do Yahoo.

Enquanto a Microsoft espera que o Yahoo! aceite a proposta rapidamente, por ser um valor muito generoso, o Yahoo! pediu tempo para avaliar à oferta. Para garantir que a resposta à oferta vai ser a melhor para os funcionários, o Yahoo! contratou uma empresa de consultoria para avaliar a proposta.

De acordo com alguns analistas, a Microsoft ainda pode aumentar o valor da oferta, "em um negócio hostil, o comprador nunca começa com sua melhor e última oferta", diz a USB. Mas o Yahoo! não quer ser comprado pela Microsoft e está negociando com o seu rival Google, provavelmente para exibir anúncios Google na busca do Yahoo!. O Yahoo! já anunciou que vai demitir mil funcionários, mas o número de demitidos poderia ser maior, já que a Microsoft vai fazer um corte de 1 bilhão nas despesas, e de acordo com analistas, 4,5 mil pessoas podem ser demitidas.

De um lado a Microsoft com uma generosa oferta, do outro o Yahoo! que não quer ser vendido. No meio tem os funcionários, que podem ser demitidos e o Google, que está com medo de perder parte do mercado de busca e publicidade on-line. O negócio está difícil e muito indefinido. Hoje vai ter mais um capítulo, um conselho do Yahoo! vai discutir a oferta de compra pela Microsoft.

Agora é esperar pra ver, essa compra é um negócio grande e tem uns que querem e outros que não, então só nos resta esperar.